Uma moradora de Araruama registrou, nesta quarta-feira (12), o despejo de esgoto na Praia dos Amores, na Lagoa de Araruama. O flagrante foi feito enquanto ela corria pela orla e se deparou com a cena. Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, a mulher demonstrou indignação e cobrou providências urgentes das autoridades.
As imagens mostram o esgoto escorrendo diretamente para a lagoa. Surpresa com a situação, a moradora alertou sobre os impactos ambientais e a proximidade do Carnaval. “A lagoa com esgoto in natura. Pelo amor de Deus, Carnaval chegando. Olha isso, a nossa lagoa morrendo. Até quando a gente vai viver desse jeito?”, questionou.
Além disso, a mulher chega a mencionar supostos despejos de esgoto em outros pontos, mas destaca que, nessa localidade, isso é novidade. “Agora, aqui na Praia dos Amores, isso aqui não tinha, não. Gente, vamos tomar providências”, declarou.
Diante da denúncia, o Portal RC24h entrou em contato com a prefeitura de Araruama e com a Águas de Juturnaíba para obter um posicionamento.
Em nota, a concessionária Águas de Juturnaíba esclareceu que “a rede apresentada no vídeo em circulação trata-se de uma rede de drenagem pluvial e que, no próprio vídeo, é possível verificar que não há efluente sendo despejado”.
Confira a nota na íntegra:
“Águas de Juturnaíba esclarece que a rede apresentada no vídeo em circulação trata-se de uma rede de drenagem pluvial e que, no próprio vídeo, é possível verificar que não há efluente sendo despejado. O sistema de esgotamento sanitário da cidade está operando corretamente, sem qualquer irregularidade.
Nos últimos anos, a concessionária realizou uma série de investimentos na infraestrutura de coleta e tratamento de esgoto de Araruama, garantindo ainda mais segurança operacional e reafirmando seu compromisso com a preservação da Laguna de Araruama e meio ambiente”.
Já a prefeitura de Araruama, em nota, esclareceu que, na verdade, o ‘material sujo’ encontrado na Praia dos Amores trata-se de restos de algas. Confira:
“A Secretaria de Meio Ambiente esclarece que o “material sujo” encontrado na Praia dos Amores trata-se de restos de algas.
Uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos está no local fazendo a limpeza de todo esse material que está no fundo da lagoa e acostado na orla”.
Segue o vídeo da limpeza:
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).