back to top
04/12/2024 — 03:51
  (Horário de Brasília)

VÍDEO: Moradora de Búzios encontra escorpião-amarelo em pedra de sabão

Caso foi registrado nesta sexta-feira (1). Infestação já provocou a captura de mais de 200 animais do tipo para estudos

Compartilhe

A infestação de um dos escorpiões mais perigosos do Brasil em Búzios segue provocando situações inusitadas para moradores. Uma mulher, enquanto cuidava dos afazeres domésticos, se deparou com um escorpião-amarelo adulto numa pedra de sabão que estava sobre a pia. O caso foi registrado nesta sexta-feira (1), no Condomínio Reserva dos Pássaros.

A mulher registrou o momento através de um vídeo, onde fez questão de mostrar o tamanho do animal. “Botei a mão em cima dele quando fui pegar o sabão, que perigo!”, diz a moradora, destacando que o condomínio onde o caso foi registrado fica atrás da Secretaria de Saúde da cidade.

Em fevereiro, mais de 200 escorpiões do tipo foram coletados na cidade, que está sendo acompanhada pelo Instituto Vital Brazil (IVB) e pela prefeitura local devido à infestação dos animais. Até o momento, Búzios não registrou nenhum incidente com escorpiões, diferentemente de 2019, quando ocorreram 19 casos.

Segundo o IVB, a grande maioria de incidentes com esses animais é leve, causando sintomas locais, como dor, edema e vermelhidão.

No entanto, alguns casos podem ser mais graves, causando sintomas generalizados, como sudorese, náuseas, vômitos, dor abdominal e queda da pressão. Os mais vulneráveis são crianças e idosos, mas todo acidente com escorpião deve ser avaliado por um médico.

A recomendação é ir imediatamente ao hospital de referência mais próximo, onde a equipe médica avaliará o tratamento mais adequado, que pode incluir o uso do soro antiescorpiônico. O IVB disponibiliza a lista de Polos de Atendimento para acidentes com animais peçonhentos.

Para identificar o animal, basta observar sua cor amarela e a faixa escura em forma de triângulo na cabeça. Para relatar a presença de escorpiões ou solicitar outras orientações sobre os animais, a população pode entrar em contato com a Gerência de Vigilância Ambiental pelo telefone (22) 2350-6010, ramal 6252. Em caso de necessidade de remoção de entulho nas ruas, o número para contato é (22) 981458666.

Com informações e imagens de Folha de Búzios.

Ludmila Lopes

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo