Um vídeo polêmico publicado nas redes sociais nesta segunda-feira (21) está viralizando. Um influencer decidiu realizar “manobras radicais” sobre um monumento histórico: a estrutura de um helicóptero da Marinha do Brasil, em São Pedro da Aldeia.
A gravação mostra o influenciador, identificado como Lucas Pereira, praticando o famoso “grau” com uma motocicleta no espaço onde está exposto um helicóptero SH-3. O modelo foi fabricado na década de 1950 e adquirido pelo Brasil em 1970. A aeronave, que era usada em operações de combate a submarinos, foi instalada no local em 2023 como uma homenagem à aviação naval brasileira.
A atitude gerou revolta entre moradores e usuários das redes sociais, que apontaram desrespeito por parte do influenciador.
Vale destacar que esse tipo de manobra é considerada infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro, sujeita à aplicação de multa, apreensão do veículo e até suspensão do direito de dirigir.
O RC24h entrou em contato com a Prefeitura de São Pedro da Aldeia e com a Marinha do Brasil, solicitando posicionamentos oficiais.
Em nota, a Prefeitura repudiou o ocorrido e informou “ue está sendo confeccionado um Registro de Ocorrência na 125ª Delegacia de Polícia, a fim de viabilizar a apuração dos fatos e a investigação de eventuais crimes”. A Marinha do Brasil ainda não se pronunciou.
Confira a nota completa:
“A Prefeitura de São Pedro da Aldeia manifesta total repúdio à conduta do indivíduo que pilotava uma motocicleta na área destinada à rampa de acesso ao helicóptero, localizada ao lado do letreiro “Eu Amo São Pedro da Aldeia”, no bairro Balneário, praticando diversas infrações.
A Secretaria de Segurança e Ordem Pública informa que foram adotadas todas as medidas administrativas cabíveis e que está sendo confeccionado um Registro de Ocorrência na 125ª Delegacia de Polícia, a fim de viabilizar a apuração dos fatos e a investigação de eventuais crimes.
A Prefeitura ressalta que atitudes como essa colocam em risco a segurança pública, além de violarem as normas de segurança, ordenamento urbano e de uso adequado dos espaços públicos”.
Lucas ainda não se pronunciou sobre a repercussão negativa da publicação.
Em nota
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).