Mais uma lancha explodiu na tarde desta sexta-feira (17), na Praia do Forte, em Cabo Frio. A ocorrência foi registrada próximo à Ilha dos Papagaios, em alto mar. Conforme imagens, cinco pessoas adultas, que estavam na embarcação, pularam ao mar para se salvar do fogo.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 16h50 para atender a ocorrência e, no local, confirmou a veracidade dos fatos. Até o momento, não há informações oficiais sobre feridos. A grande quantidade de fumaça preta chamou a atenção de banhistas na Praia do Forte, que fizeram questão de registrar imagens.
Segundo informações do O Globo, o marinheiro da lancha compartilhou que, ao perceber a fumaça preta saindo da casa de máquinas da embarcação, usou o extintor de incêndio para tentar apagá-la. Em seguida, após a explosão, ele teria pedido que os tripulantes se jogassem ao mar.
O marinheiro afirma que ninguém ficou ferido.
Sete dias depois
A explosão ocorre sete dias depois de outra lancha também pegar fogo na cidade, só que no Canal do Itajuru.
Neste caso, a ocorrência acabou deixando seis pessoas da mesma família feridas. Destas, três chegaram a ficar em estado grave. Contudo, na última terça (14), o quadro de saúde da família seguiu estável. Todos tiveram queimaduras em mais de 50% do corpo, conforme a prefeitura.
Sobre o caso, a Marinha do Brasil informou que foi instaurado um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) “para apurar causas, circunstâncias e possíveis responsabilidades” do acidente envolvendo a embarcação “A MAR I”, que pegou fogo no canal do Itajuru.
Ainda conforme a Marinha, foram constatadas irregularidades nas documentações da embarcação e do piloto.
O RC24h entrou em contato com a Marinha nesta sexta-feira, em busca de um posicionamento acerca do novo acidente, e aguarda retorno.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.