Pescadores de Arraial do Cabo viveram um verdadeiro perrengue na Praia Grande, nesta segunda-feira (24), devido a um incidente envolvendo uma baleia jubarte. O animal, que estava de passagem, se ‘enroscou’ no cabo de âncora e acabou ‘arrastando’ a embarcação. Um vídeo do ocorrido viralizou nas redes sociais.
De acordo com a prefeitura, tudo aconteceu porque o animal se assustou, o que fez com que ela saísse carregando carregando o barco. A região do ocorrido, de acordo com Maycon Victorino, presidente da Fundação de Meio Ambiente, Pesquisa Ciência e Tecnologia (FUNTEC) de Arraial do Cabo, é uma zona de pesca, onde as embarcações ficam ancoradas, e acaba coincidindo com a rota de migração das jubartes.
Após o incidente, os tripulantes cortaram o cabo. A partir deste momento a FUNTEC passou a monitorar o animal por meio de drone ainda com o cabo da garateia presa. O ocorrido não trouxe transtorno à vida dos pescadores, nem do animal.
Através de rádio, a lancha do ICMbio, que estava no mar, foi acionada, assim como a lancha de pesquisa do laboratório Ecomar da UFRJ, com diversos pesquisadores especialistas. Uma embarcação de pesca tradicional também prestou apoio. O animal foi avaliado. Assim que a equipe se preparou para mergulhar, a baleia conseguiu soltar o cabo da sua nadadeira peitoral esquerda, retornando para o mar aberto e em segurança.
É importante ressaltar que, de acordo com as regras vigentes, quando a embarcação está pescando e avistar uma baleia, ela deve ficar com o motor ligado em neutro, para que a baleia escute que ali existe um barco e saber sua localização.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.