Um Jacaré foi visto na tarde desta terça-feira (26), em um momento de descanso em um rio no bairro Chácara Mariléa em Rio das Ostras. O animal estava tomando banho, bem quietinho quando foi gravado por um morador que passava próximo ao final da Rua Luiz Fernando de Moraes Vidal.
O vídeo foi gravado hoje a tarde e foi parar na internet, deixando moradores surpresos.
De acordo com um biólogo que conhece a área citada na matéria, é comum a ocorrência destes jacarés às margens do rio Jundiá e do rio das Ostras.
É importante informar a população, que são animais silvestres e não se pode caçar, alimentar, perseguir ou se aproximar para não acuar o animal e ter reação inesperada.
No caso deste Jacaré visto no rio na altura do bairro Chácara Marilea, o que aconteceu foi que a vizinhança vinha alimentando o animal, o que acabou atraindo-o a uma facilidade de alimentação, no que pode gerar um problema a própria vizinhança.
Para finalizar o biólogo alerta que está previsto em Lei 9.605 de Crimes Ambientais no Art. 29, que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: Pena – detenção de seis meses a um ano, e multa.