16/06/2025 — 02:53
  (Horário de Brasília)

VÍDEO: Gambá e oito filhotes são resgatados de casa em Cabo Frio

Animais estavam em residência localizada no bairro Portinho. Ocorrência foi registrada na manhã desta terça (30) e, no período da tarde, eles foram soltos

Compartilhe

Uma gambá e oito filhotes foram resgatados pela Guarda Ambiental de Cabo Frio em uma casa no bairro Portinho. A ocorrência foi registrada na manhã desta terça-feira (30) e, segundo relatório, os animais não apresentavam ferimentos.

Os animais, frequentemente encontrados em áreas urbanas e rurais, desempenham um papel vital na manutenção do equilíbrio ecológico. Conhecidos pela habilidade de espalhar sementes, esses mamíferos contribuem para a regeneração de florestas e áreas verdes. Além disso, eles são aliados naturais no controle de pragas urbanas, alimentando-se de insetos como escorpiões, baratas e carrapatos.

A caça ou o extermínio de gambás é considerado crime ambiental no Brasil. A legislação brasileira os protege, classificando-os como espécies essenciais para o equilíbrio ecológico. Em casos de encontros indesejados ou situações de risco para esses animais, a recomendação é contatar a Guarda Ambiental.

Na tarde do mesmo dia, a mamãe gambá e os filhotes foram soltos em segurança em uma área de mata. A localidade exata não é divulgado para preservar a segurança dos animais.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias