Uma gambá e oito filhotes foram resgatados pela Guarda Ambiental de Cabo Frio em uma casa no bairro Portinho. A ocorrência foi registrada na manhã desta terça-feira (30) e, segundo relatório, os animais não apresentavam ferimentos.
Os animais, frequentemente encontrados em áreas urbanas e rurais, desempenham um papel vital na manutenção do equilíbrio ecológico. Conhecidos pela habilidade de espalhar sementes, esses mamíferos contribuem para a regeneração de florestas e áreas verdes. Além disso, eles são aliados naturais no controle de pragas urbanas, alimentando-se de insetos como escorpiões, baratas e carrapatos.
A caça ou o extermínio de gambás é considerado crime ambiental no Brasil. A legislação brasileira os protege, classificando-os como espécies essenciais para o equilíbrio ecológico. Em casos de encontros indesejados ou situações de risco para esses animais, a recomendação é contatar a Guarda Ambiental.
Na tarde do mesmo dia, a mamãe gambá e os filhotes foram soltos em segurança em uma área de mata. A localidade exata não é divulgado para preservar a segurança dos animais.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).