Um gambá foi encontrado ainda com vida dentro de um saco de lixo amarrado, na manhã desta quinta-feira (10), na Rua Anequim, no bairro Peró, em Cabo Frio.
Segundo relato de uma moradora, o saco chamava atenção por estar se movimentando. Ela passava pelo local quando decidiu se aproximar, imaginando que pudesse haver um gato ou cachorro dentro. O saco estava fechado com um nó e o plástico ainda intacto.
A mulher conta que, com cuidado, começou a rasgar o material para verificar o que havia dentro. No interior, em meio a restos de mato e entulho, encontrou um gambá agitado. Ela conseguiu abrir espaço suficiente para que o animal saísse por conta própria.
Após a liberação, a moradora acompanhou o gambá até que ele se afastasse em segurança, evitando que fosse atropelado. Ela conta que o animal correu em direção a uma área de vegetação, ao lado de uma residência murada.
Ainda de acordo com relato da mulher, não havia como o gambá ter entrado sozinho no saco, que estava amarrado, o que indica que alguém teria colocado o animal propositalmente no lixo. Pessoas que estavam nas proximidades disseram não saber quem deixou o material ali. “Perguntei se viram quem deixou o saco, mas ninguém quis se envolver. É revoltante”, afirmou.
Até o momento, o responsável pelo descarte não foi identificado. O ato se enquadra na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), que considera maus-tratos contra animais silvestres, domésticos ou domesticados como crime. A pena prevista é de três meses a um ano de detenção, além de multa, podendo ser aumentada de acordo com as circunstâncias.
O gambá é uma espécie protegida por lei e comum em áreas urbanas e de mata. Ele tem papel importante no equilíbrio ambiental, contribuindo para o controle de insetos e a dispersão de sementes.
As autoridades não foram acionadas.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.






