Moradores da Rua Los Angeles, no bairro Jardim Olinda, em Cabo Frio, levaram um grande susto na manhã desta sexta-feira (4) ao ouvirem um barulho de explosão e se depararem com fios elétricos de um poste em chamas.
Segundo relatos, o incidente ocorreu por volta das 10h, quando os cabos — que seriam de redes de internet — começaram a pegar fogo. O Corpo de Bombeiros foi acionado e iniciou o combate às chamas.
Ainda conforme os moradores, o fogo foi controlado por volta das 13h. A orientação repassada foi acionar a Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica na região.
Mais tarde, uma equipe da concessionária esteve no local. Moradores relataram que, inicialmente, ficaram sem energia elétrica, mas o serviço já foi restabelecido. No entanto, o sinal de internet ainda não retornou.
Até o momento, não há informações sobre o acionamento da empresa responsável pela internet.
O RC24h entrou em contato com a Enel para obter esclarecimentos. Em resposta, foi enviada a seguinte nota:
“A Enel Distribuição Rio informa que os fios identificados pertencem às empresas de telefonia e que irão notificar as operadoras responsáveis.
A distribuidora ressalta que realiza periodicamente ações de fiscalização dos cabos de comunicações que acompanham os postes com a entrega de energia.
A distribuidora identifica as matérias irregulares, notifica as operadoras responsáveis e concede prazo para a regularização. Passado o prazo, cabos em situação de risco podem ser removidos dos postes da Enel, assim como os moléculas com propriedade não identificada.
Nos casos em que há irregularidades técnicas ou fios emaranhados de empresas parceiras, a Enel não tem permissão para remover”.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.