15/01/2025 — 02:39
  (Horário de Brasília)

VÍDEO: Filhotes de tartaruga cabeçuda são resgatadas pela Guarda Ambiental de Saquarema

Ocorrência foi registrada na manhã desta quinta-feira (1), no trecho Bandeira Azul da Praia de Itaúna, onde filhotes da espécie foram encontrados presos entre as raízes da vegetação de restinga

Compartilhe

Tartarugas da espécie cabeçuda (Caretta caretta) foram resgatadas na manhã desta quinta-feira (1) pela Guarda Ambiental de Saquarema (GCA). A ocorrência foi registrada por volta das 8h15, no trecho Bandeira Azul da Praia de Itaúna, onde filhotes da espécie foram encontrados presos entre as raízes da vegetação de restinga.

De acordo com a ocorrência, os agentes da tenda de segurança local acionaram a guarda após observarem muitos filhotes recém-nascidos no local. Testemunhas afirmaram que, enquanto a maioria seguiu para o mar, alguns ficaram presos.

Diante disso, a equipe da GCA realizou buscas no local e encontrou cinco filhotes vivos, que apresentavam boa mobilidade. Eles foram conduzidos ao mar com sucesso.

Segundo informações do site do Projeto Tamar, a tartaruga cabeçuda é classificada como vulnerável. A espécie pode pesar até 180 kg, tem hábitos carnívoros e, quando na costa, se alimenta principalmente de crustáceos. O litoral Norte do estado do Rio de Janeiro é um local prioritário para a desova da espécie, com aproximadamente 9.000 ninhos por temporada.

A Secretaria de Segurança e Ordem Pública, através da Guarda Ambiental, emitiu um alerta para a população local. O comunicado orienta a não manipular tartarugas, sejam filhotes ou adultas, devido aos riscos à saúde tanto dos animais quanto das pessoas. Em caso de avistamento, recomenda-se manter distância, isolar a área e entrar em contato com a GCA pelos meios disponibilizados

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo