31/03/2025 — 15:53
  (Horário de Brasília)

VÍDEO: Cachorro é resgatado em situação de maus-tratos em Rio das Ostras e tutora é presa

Além da prisão, foi lavrado auto de infração e realizada perícia no local; segundo a polícia, mulher já tem condenação por tortura contra criança

Compartilhe

Uma mulher foi detida em flagrante nesta quinta-feira (20) pelo crime de maus-tratos contra um cachorro, em uma residência localizada no bairro Jardim Campomar, em Rio das Ostras. A prisão foi realizada durante uma ação conjunta entre a Polícia Civil, a Guarda Municipal Ambiental e o Programa de Saúde Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

De acordo com a ocorrência, o animal, um cão mestiço, foi encontrado em situação de abandono, preso por uma corrente de menos de 50 centímetros de comprimento, sem acesso a alimento e com água imprópria para consumo.

Segundo os agentes, o local estava repleto de fezes e sem qualquer proteção contra o sol ou a chuva, o que caracterizou um ambiente completamente insalubre. O médico veterinário que acompanhava a equipe confirmou os maus-tratos.

O animal foi recolhido e encaminhado a um lar temporário, enquanto a mulher, identificada como tutora do cachorro, foi conduzida à 128ª Delegacia de Polícia (128ª DP) de Rio das Ostras, onde teve a prisão em flagrante formalizada com base no artigo 32, § 1º-A, da Lei 9.605/98. A pena prevista para este tipo de crime varia entre dois a cinco anos de reclusão.

Ainda conforme informações da Polícia Civil, a mulher presa já havia sido condenada anteriormente pelo crime de tortura contra uma criança, resultando em lesões graves.

O local onde o cachorro foi encontrado passou por perícia técnica realizada por profissionais do núcleo regional da Polícia Civil com sede em Macaé. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também lavrou um auto de infração contra a responsável.

As ações conjuntas em defesa da proteção animal em Rio das Ostras seguem as diretrizes da Comissão Multidisciplinar Permanente do Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social e devem ter continuidade, segundo as autoridades envolvidas.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias