A Coordenadoria de Defesa Civil de Búzios emitiu um alerta nesta quarta-feira (2) sobre a formação de bolsões de água em vias públicas, especialmente no bairro da Rasa, após registro de 80 milímetros de chuva na madrugada. O volume foi o mais alto no município nas últimas horas, segundo o coordenador da Defesa Civil, Flávio Salme.
No restante da cidade, o acumulado foi menor. No centro, por exemplo, o índice pluviométrico não passou de 17 milímetros. Não foram registradas ocorrências graves até o momento, de acordo com o monitoramento feito pela equipe da secretaria de Segurança Pública.
A chuva registrada é consequência da influência dos ventos úmidos vindos do oceano. A previsão é de continuidade da instabilidade nos próximos dias. Para esta quarta-feira, a expectativa é de céu nublado com chuva fraca a moderada.
Na quinta (3), a chuva fraca deve persistir durante o dia, com possibilidade de aumento da intensidade à noite, principalmente na faixa litorânea. Já na sexta (4), os moradores devem se preparar para chuva moderada a forte durante a madrugada e manhã, com previsão de chuva fraca e rajadas de vento ao longo do dia.
A Defesa Civil recomenda que banhistas e pescadores evitem o mar até a estabilização das condições climáticas. Em casos de ventos fortes, a orientação é buscar abrigo em locais seguros. A população também deve ficar atenta a sinais de risco como rachaduras, alagamentos e deslizamentos, e acionar o número (22) 2350-6008 em caso de emergência.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.