Um vídeo registrado por um cliente do supermercado Assaí Atacadista, em Cabo Frio, mostra uma barata circulando dentro de um dos freezers da unidade localizada na Avenida América Central, no bairro São Cristóvão. A gravação foi feita nesta terça-feira (20) e mostra o inseto andando livremente no local.
A presença de pragas como baratas em ambientes de manipulação ou armazenamento de alimentos contraria normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que exige medidas rigorosas para o controle de vetores em estabelecimentos alimentícios. De acordo com a Resolução RDC nº 275/2002, é obrigação do estabelecimento manter programas de controle eficazes para evitar a presença de animais que possam contaminar os produtos.
A equipe do RC24h entrou em contato com o Assaí Atacadista, que informou estar apurando internamente o ocorrido. O Portal também procurou a prefeitura de Cabo Frio, questionando se a Vigilância Sanitária recebeu alguma denúncia acerca dos fatos.

Em resposta, o município informou que a Vigilância Sanitária não recebeu nenhuma denúncia formal sobre o caso, mas assim que teve conhecimento do fato, foi até o estabelecimento verificar as condições sanitárias e de higiene.
Ao chegar ao supermercado, em nota, a prefeitura contou que “a equipe verificou que o estabelecimento fez uma dedetização no último dia 14 e, por este motivo, ainda pode estar aparecendo baratas. O estabelecimento também apresentou a documentação que comprova a dedetização. Os responsáveis foram orientados, mas a limpeza geral apresenta boas condições”.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.