back to top
28/11/2024 — 16:48
  (Horário de Brasília)

VÍDEO: Após quatro anos, tartaruga é reencontrada durante monitoramento nas águas de Arraial

Fato foi registrado na quarta (21), durante uma ação na Praia Grande que envolveu pesquisadores do projeto Costão Rochoso, em parceria com o projeto Mar de Tartaruga

Compartilhe

Durante um monitoramento periódico realizado na quarta-feira (21) na Praia Grande, em Arraial do Cabo, pesquisadores do projeto Costão Rochoso, em parceria com o projeto Mar de Tartaruga, registraram uma tartaruga verde previamente observada em 2020. Uma ação parecida também aconteceu na terça (20), na Praia do Pontal.

Durante o reencontro, que, de acordo com o município, evidencia vínculo que os animais desenvolvem com as águas cristalinas e ricas em biodiversidade de Arraial, a tartaruga foi recapturada para passar por uma análise de saúde. Em seguida, retornou para o seu habitat natural.

Inclusive, este é um dos objetivo da série de monitoramentos, que possuem como enfoque acompanhar de perto as espécies que têm como habitat natural o Costão Rochoso e zelar pela saúde das tartarugas, o que inclui análises de medição e pesagem.

Vale ressaltar que Arraial do Cabo é uma Reserva Extrativista Marinha e, de acordo com a legislação, o uso de redes de três malhas ou redes de nylon é proibido. Essa restrição tem como objetivo evitar que esses animais fiquem presos nas redes e venham a óbito por afogamento.

O Projeto Costão Rochoso é dedicado à pesquisa e conservação do ecossistema marinho, monitorando todas as espécies em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Já o projeto Mar de Tartaruga trabalha com ciência cidadã, engajando mergulhadores, turistas e amantes do mar para contribuírem com registros e imagens das tartarugas na região.

Essas imagens são fundamentais para rastrear a movimentação e a permanência das tartarugas ao longo do tempo, uma vez que a captura física é limitada.

A pesquisa possui autorização SisBio.

Ludmila Lopes

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo