As inscrições para o Vestibular Cederj 2025.2 começaram nesta segunda-feira (14) e seguem até 15 de maio. O processo seletivo oferece 6.965 vagas em cursos de graduação semipresenciais gratuitos, oferecidos pelo Consórcio Cederj — administrado pela Fundação Cecierj, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. Os interessados devem se inscrever no site www.cecierj.edu.br/consorcio-cederj/vestibular/2025-2, com taxa de R$ 89,90, pagável até 16 de maio.
O concurso permite o aproveitamento das notas do Enem. Para participar, é necessário ter concluído o ensino médio até a data da matrícula. A banca organizadora é a Coseac/UFF.
Ao todo, são 15 cursos de graduação disponíveis: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Sistemas de Computação, Segurança Pública e Gestão de Turismo. Os aprovados estudarão em uma das sete instituições públicas que compõem o Consórcio Cederj.
Alunos receberão chip com internet gratuita
Os candidatos aprovados receberão um chip de telefonia móvel com tecnologia 3G/4G ou superior, que inclui internet ilimitada para acesso às plataformas de aprendizagem, além de 2GB extras, ligações locais e interurbanas ilimitadas e 30 SMS diários. A medida busca apoiar o aprendizado e reduzir a evasão escolar.
Polos da Região dos Lagos
Na Região dos Lagos, os cursos estão disponíveis nos polos de Armação dos Búzios, Cabo Frio, Saquarema, São Pedro da Aldeia e Rio das Ostras, além de Macaé. Essas unidades oferecem infraestrutura de apoio aos estudantes para atividades presenciais obrigatórias e acompanhamento acadêmico.
Além desses, o estado do Rio de Janeiro conta com outros 39 polos, distribuídos em diversas cidades, como Duque de Caxias, Niterói, Nova Friburgo, Petrópolis, Volta Redonda, entre outras.
Mais informações estão disponíveis no edital publicado no site da Fundação Cecierj.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.