28/02/2025 — 19:24
  (Horário de Brasília)

Vereadora Benny Briolly (PSOL) é presença confirmada nos 21 anos do Carnagay em Cabo Frio

Parlamentar de Niterói vem a Cabo Frio especialmente para a festa, que acontece na segunda-feira (3) de Carnaval

Compartilhe

A vereadora de Niterói, Benny Briolly (PSOL), é presença confirmada no aniversário de 21 anos do Carnagay, em Cabo Frio, na segunda-feira (3) de Carnaval. Benny vem acompanhada de sua assessora parlamentar, Ariela Nascimento, que foi vítima de homofobia ano passado, e retorna à cidade junto com a vereadora pra participar de uma grande festa da democracia LGBTQI+, no bloco da jornalista Renata Cristiane.

Renata, que além de ser CEO do Portal RC24h e editora do DIA na Região dos Lagos, também é uma militante atuante na causa LGBTQI desde o início dos anos 2000, tendo sido a precursora na organização da parada LGBTQI+ da cidade e na criação de entidades de defesa da cidadania LGBTQI+.

Para a presidenta do Carnagay, a vinda de Benny e Ariela ao bloco será uma oportunidade de mostrar que a cidade é uma apoiadora da causa: ano passado, Ariela foi vítima de um atentado de homofobia em Cabo Frio, mas a vinda dela junto com a vereadora será uma oportunidade para a gente mostrar que a comunidade LGBTQI+ de Cabo Frio é muito grande e unida, e a população a recebe com carinho.

“É um momento de muita satisfação, comemorar os 21 anos do bloco e contar com a presença dessa vereadora, que é uma grande inspiração para todos os militantes da causa LGBTQI. Uma atuação impecável enquanto vereadora de Niterói, mas a sua postura é admirável no Brasil inteiro, especialmente para os LGBTQI+s”, disse Renata Cristiane.

QUEM É BENNY BRIOLLY, A VEREADORA MAIS VOTADA EM NITERÓI

Benny Briolly (PSOL), primeira parlamentar trans e travesti no estado do Rio de Janeiro, é reeleita como a vereadora mais votada do município de Niterói. Filha de porteiro com cabeleireira e a primeira da família a acessar uma universidade. Assim como milhares de pessoas negras e pobres, Benny perdeu a sua mãe ainda na adolescência por uma negligência de saúde pública do Estado.

Por isso, em 2013, a parlamentar compreendeu a relevância de se organizar politicamente, por isso entrou no Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Em 2016, construiu a campanha e foi assessora da atual deputada federal Talíria Petrone (PSOL). E em 2020, se tornou a primeira parlamentar travesti eleita no estado do Rio como a mulher mais votada da cidade.

Atualmente, ela é uma das principais vozes contra o fascismo no estado do Rio de Janeiro. Tornou Douglas Gomes (PL) o primeiro parlamentar condenado por transfobia. “O mesmo Douglas que foi denunciado por mim ao Ministério Público por participar do golpe do dia 8 de janeiro”, relembra Benny.

A parlamentar, ainda, foi responsável por indeferir a candidatura de Rodrigo Amorim à prefeitura do Rio de Janeiro, devido a condenação por violência política de gênero praticado por Rodrigo contra ela.

“Hoje ocupo a política pelas minhas LGBTs, pelo meu povo de axé, preto, pobre e favelado, pela vida das mulheres, pra devolver o poder pras mãos do nosso povo e varrer o fascismo pra fora do nosso Estado”, destaca Benny.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias