23/12/2025 — 19:36
  (Horário de Brasília)

Verão começa com praias da Região dos Lagos reconhecidas internacionalmente com o selo Bandeira Azul

Quatro locais certificados para a temporada 2025/2026 estão na Lagoa de Araruama

Compartilhe

A beleza natural da Região dos Lagos já é amplamente conhecida, mas o verão, iniciado oficialmente no último domingo (21), chega com um motivo especial de orgulho para moradores e visitantes. Dos 18 locais do estado do Rio de Janeiro reconhecidos com o selo internacional Bandeira Azul para a temporada 2025/2026, 11 estão em Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, municípios atendidos pela Prolagos.

A qualidade da água é um dos 38 critérios analisados pelo programa para certificação das praias. Entre os 11 locais que estão recebendo o selo internacional nesta temporada, quatro são banhados pela Lagoa de Araruama, um reconhecimento dos avanços no saneamento e pela proteção do meio ambiente na região.

“Ver a Lagoa de Araruama consolidar sua presença no mapa do Bandeira Azul é a prova da transformação ambiental que o saneamento promove. Esse selo internacional não atesta apenas a balneabilidade, mas todo um esforço conjunto de gestão hídrica e preservação. É um presente para a região e uma garantia de que estamos no caminho certo para um desenvolvimento cada vez mais sustentável”, comentou a executiva Institucional da Prolagos, Roberta Moraes.

A Praia de Cidade Nova, em Iguaba Grande, estreante na Bandeira Azul, se juntou à também iguabense Praia de Ubás, à Praia de Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia, e à Praia do Caiçara, em Arraial do Cabo, como os ambientes lagunares reconhecidos.

Esta temporada também está marcando a chegada de outras três estreantes no selo internacional. As praias do Foguete e Pontal do Peró, em Cabo Frio, e José Gonçalves, em Búzios, agora, também ostentam um dos símbolos mais importantes de reconhecimento de gestão ambiental do mundo.

A Bandeira Azul é um selo ecológico voluntário. Além da qualidade da água, o programa avalia rigorosamente outros critérios com foco em gestão ambiental, como educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social.

“É com grande satisfação que celebro as 11 praias Bandeira Azul, motores do desenvolvimento sustentável, do turismo e da economia azul regional. Destaco as 4 praias lagunares, que consolidam nosso trabalho nos pilares de educação, qualidade da água, gestão e segurança. Avançamos também com a Trilha Translagunar, que está em fase final para obter a chancela da UNESCO na Década dos Oceanos. Meu sincero agradecimento a todos por este marco de excelência e compromisso ambiental”, destacou a coordenadora local do Bandeira Azul e gestora ambiental do Instituto Escola do Mar (IEMAR), Paloma Arias.

Outro destaque na temporada vai para Búzios, que é a cidade com mais bandeiras no estado, neste ano: quatro. Além de José Gonçalves, as praias do Forno, da Azeda/Azedinha e Tucuns também receberam a certificação. Em Cabo Frio, além do Pontal do Peró e Foguete, a Bandeira Azul também foi hasteada pelo oitavo ano consecutivo na Praia do Peró.

Confira a lista completa de praias reconhecidas com a Bandeira Azul nas cidades atendidas pela Prolagos:

Arraial do Cabo

Praia Lagunar de Caiçara (segundo ano)

Búzios

Praia da Azeda/Azedinha (segundo ano)

Praia do Forno (quarto ano)

Praia de José Gonçalves (estreante)

Praia de Tucuns (segundo ano)

Cabo Frio

Praia do Foguete (estreante)

Praia do Peró (oitavo ano)

Praia do Pontal do Peró (estreante)

Iguaba Grande

Praia Lagunar de Cidade Nova (estreante)

Praia Lagunar de Ubás (terceiro ano)

São Pedro da Aldeia

Praia Lagunar de Pedras de Sapiatiba (terceiro ano)

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias