Frequentar as praias no verão é uma das atividades mais populares na Região dos Lagos. Porém, como consequência disso, uma imensidão de lixo é gerada e pode ser acumulada na areia se não for dado o destino correto. Essa realidade coloca em risco a biodiversidade costeira e marinha, como explica o Instituto Albatroz, dedicado à conservação de albatrozes e petréis que se alimentam nas águas brasileiras.
Abandonados nas praias, os resíduos sólidos não biodegradáveis, como plásticos e isopores, constituem risco grave. Atraídas por estes detritos, as aves e as tartarugas podem ingeri-los, o que quase sempre resulta em obstruções gastrointestinais que podem ser fatais.
“É crucial que os frequentadores das praias estejam conscientes dos impactos negativos dessas práticas e se atentem para o descarte correto do lixo”, alerta Daphne Goldberg, médica veterinária e responsável técnica do instituto. “Essas ocorrências — ingestão de plástico e alimentação inadequada — infelizmente já se tornaram comuns e são as principais ameaças à fauna marinha.”
NÃO ALIMENTE AS GAIVOTAS
Segundo o instituto, responsável pelo Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BC/ES) em Cabo Frio, Búzios e parte de Arraial do Cabo, o hábito de oferecer alimentos às gaivotas — frequentemente apenas para captar fotografias destinadas às redes sociais — resulta em intoxicações que podem ser fatais para os animais.
As gaivotas destacam-se pela intensa interação com humanos, aproximando-se para obter alimentos. Em muitos casos, porém, elas deixam de pescar para consumir refeições oferecidas pelos banhistas nas praias, o que é, segundo especialistas, “um péssimo” hábito e traz uma série de transtornos, como problemas gastrointestinais e casos graves de intoxicação alimentar, inclusive botulínica.
“O trato digestório desses animais não é adaptado para esse tipo de alimento. Algumas, não conseguem sequer ficar de pé quando chegam ao nosso Centro de Reabilitação e Despetrolização (CRD)”, explica Goldberg.
O telefone de contato para acionamento do PMP-BC/ES na Região dos Lagos é o: 0800 991 4800.