Cabo Frio começou a semana com a presença de um veranico, fenômeno que traz calor fora de época em pleno mês de agosto. Nesta segunda-feira (18), a mínima registrada foi de 18 °C e a máxima chega a 23 °C, em um dia de sol entre nuvens e temperaturas amenas para a estação.
Mesmo com o cenário atípico, o fenômeno não se caracteriza como veranico clássico, já que não há previsão de calor intenso e prolongado. O destaque do dia fica por conta do vento, que deve soprar com rajadas variando entre 15 e 44 km/h, lembrando o comportamento típico do mês de agosto no litoral fluminense.
Dados climatológicos apontam que agosto é historicamente o período de ventos mais fortes na região, com média de 25 km/h. Para terça-feira (19), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de ventos costeiros, válido até quarta-feira (20), às 10h, com risco de deslocamento de dunas e impactos na faixa litorânea.
Nos próximos dias, a previsão indica variação entre sol e nuvens, possibilidade de chuva fraca e manutenção da intensidade dos ventos no período da tarde.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.