Saquarema recebe por quatro dias a unidade volante de vacinação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ). Entre esta terça a sexta-feira (8 a 11), das 9h às 16h, o caminhão da SES estará na Praça de Bacaxá para aplicação da vacina contra a Influenza (gripe). Atualmente, a cidade tem uma cobertura vacinal de 29,3%, enquanto a meta estabelecida pelo Ministério é de 90%.
Desde de junho desde ano, a SES-RJ vem apoiando os municípios com baixa cobertura vacinal. Para isso, iniciou a vacinação volante contra Influenza e já passou por Magé, Queimados, Japeri e Paraíba do Sul. O objetivo é reforçar a aplicação do imunizante e evitar agravos da doença, principalmente em idosos e crianças, que são os grupos mais vulneráveis.
“Nossa estratégia, com o posto volante, é aumentar a cobertura vacinal em todo o estado, que está em 43,23%. No inverno aumentam os casos de síndromes respiratórias causadas por influenza, que pode causar internações e mortes, especialmente entre crianças e idosos”, disse a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.
Público-alvo
Apesar de estar liberada para pessoas a partir de 6 meses, o público-alvo da vacinação contra a gripe é composto por crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (cinco anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas e pessoas com 60 anos de idade ou mais, povos indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua.
Também fazem parte do público-alvo, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais de segurança e salvamento, das Forças Armadas, e pessoas com deficiências permanentes. Além disso, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, trabalhadores dos Correios, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade também fazem parte do grupo a ser imunizado.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.