Vacinação contra gripe e sarampo segue até dia 24 em Maricá

Essa é a última oportunidade para os grupos prioritários receberem sua dose, que está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família do município

190

A campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) e o sarampo segue até o dia 24/06 em Maricá. O intuito é vacinar pessoas que pertencem aos grupos prioritários e ainda não receberam sua dose. O imunizante estará disponível em todas as Unidades de Saúde da Família, das 8h às 17h. Até o momento, 28 mil maricaenses receberam a vacina contra a gripe e 4.698 pessoas se imunizaram contra o sarampo.

Os grupos prioritários incluídos na campanha de combate à gripe são: idosos; trabalhadores de saúde; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades ou deficiência permanente; crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (mães que tiveram filhos nos últimos 45 dias); caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; Forças de Segurança e Salvamento; Forças Armadas; além de funcionários do sistema de privação de liberdade.

Podem se vacinar contra o sarampo crianças de seis meses a menores de cinco anos e trabalhadores de saúde das redes pública ou privada.

A secretária de Saúde, Solange Oliveira, reforçou a importância da população se conscientizar e participar da campanha que será encerrada no dia 24/06, com a possibilidade de se vacinar em unidades de toda a cidade.

“Estamos chegando no inverno, época do ano com maior incidência de síndromes gripais e respiratórias. Por isso, não perca a oportunidade de se vacinar o quanto antes contra a gripe e o sarampo. Precisamos alcançar 90% do público-alvo imunizado, então pedimos que a população se conscientize, protegendo a si e as pessoas ao redor. Vamos nos unir nessa corrente de saúde e segurança, procure a USF mais próxima da sua casa e vacine-se!”, convocou.

Documentos necessários para a vacinação

Para receber a dose anual contra a gripe é necessário apresentar a carteira de identidade e os seguintes comprovantes, de acordo com os grupos ao qual pertencem:

– Crianças: devem levar a caderneta de vacinação;

– Trabalhadores do transporte rodoviário, das forças de segurança e salvamento, ou portuários: devem apresentar identidade profissional ou crachá;

– Pessoas com doenças crônicas ou deficiência permanente (a partir de cinco anos de idade): apresentar a solicitação médica, com indicação da doença ou deficiência;

– Puérperas: certidão de nascimento do bebê ou cartão do pré-natal ou cartão de vacinação do recém-nascido.

Em relação à imunização contra o sarampo, o responsável legal deverá comparecer a uma das salas de vacina com um documento de identificação e a caderneta de vacinação da criança. As crianças ou trabalhadores da saúde que já receberam uma dose da tríplice viral também poderão ser vacinados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui