Búzios já está vacinando, desde o dia 10 de abril, contra a influenza para o grupo prioritário, que inclui crianças a partir de seis meses de idade até menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias). A imunização é realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, a partir das 9h. É necessário levar o cartão do SUS e carteira de vacinação.
Os grupos prioritários também incluem pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência, comunidades quilombolas, trabalhadores da saúde, portadores de comorbidades, pessoas em situação de rua, trabalhadores da educação, caminhoneiros, trabalhadores da área de segurança e salvamento, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso.
As UBS que estão aplicando a vacina contra a influenza em Búzios são: José Gonçalves (José Gonçalves), João de Souza dos Anjos (Arpoador/Cruzeiro), Lilson M de Souza (Cem Braças), Maria Rosa da Conceição Santiago (Baía Formosa), Dr. Paulo Acherman (Ferradura), Clínica da Família Olavo da Costa (Vila Verde), Benildo Motta (São José), Gregório A de Oliveira (Capão), Francisco Haroldo Ceravolo (Brava), Antônio Elesbão dos Santos (Rasa) e Deodorina Leite de Azevedo (Geribá).
A vacina contra a Influenza atua contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e B, e assim como o da Covid-19, é uma infecção viral aguda que provoca sintomas de síndrome gripal. A Secretaria Municipal de Saúde de Búzios reforça a importância da vacinação contra a influenza para evitar possíveis complicações e manter a saúde em dia. É fundamental que as pessoas do grupo prioritário compareçam à UBS mais próxima para receber a imunização. Ainda não é o momento para a população em geral se vacinar, mas assim que estiver aberto a todos os públicos será divulgado um novo calendário.
Levar cartão do SUS e carteira de vacinação.