Agora sim, é oficial. A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) vai se instalar em Cabo Frio e já marcou o lançamento do edital para as provas de qualificação que antecedem o vestibular, e que são obrigatórias para quem pretende fazer o exame.
A definição foi dada nesta sexta-feira (17), logo após uma reunião na Uerj, no Rio, que acontece um dia após a decisão judicial que determinou a imissão de posse do imóvel que vai abrigar a instituição. Serão oferecidos os cursos de Medicina (50 vagas), Ciência Ambiental (40) e Geografia (40).
Em entrevista exclusiva ao Portal RC24h, nesta sexta-feira (17), o reitor da Uerj, Mário Carneiro, explicou que o edital sai em meados de abril e que é necessário ficar atento ao site da universidade para saber a data certa.
A verificação pode ser feita no endereço https://www.vestibular.uerj.br/.
Já as datas das provas de qualificação já foram definidas: 4 de junho e 3 de setembro. Quem for classificado na primeira, não precisa fazer a segunda prova. Quem não conseguir a classificação no exame de junho, terá mais uma chance em setembro.
“Cabe apontar que há, antes dessa fase de exames de qualificação, a possibilidade das pessoas vulneráveis socialmente ou desfavorecidas do ponto de vista econômico, de ingressarem com pedido de isenção de taxa”, complementou.
Ainda conforme o reitor, todo e qualquer edital de vestibular que contemple as ofertas de cursos de graduação para Cabo Frio estará inserido no mesmo edital que oferta para os demais cursos da universidade, “como sempre foi no passado, antes da existência da oferta em Cabo Frio. Não haverá um edital isolado para esse campus”, frisou Carneiro.
INSTALAÇÃO DE FATO
Vale ressaltar que os trâmites burocráticos e jurídicos para que haja a instalação, de fato, do campus da Uerj em Cabo Frio estão em andamento.
“Temos a decisão judicial mas precisamos da imissão de posse, que será feita por oficial de justiça. Assim que acontecer, vamos entrar no campus e nos preparar para fazer as obras necessárias para que possamos iniciar os cursos”, finalizou o reitor da Uerj, Mário Carneiro.