19/11/2024 — 20:03
  (Horário de Brasília)

Uerj assume posse total do prédio da antiga Ferlagos em Cabo Frio

Extinção legal da Ferlagos acontece um ano e meio depois da universidade estadual conseguir posse parcial do prédio

Compartilhe

O prédio da antiga Ferlagos, em Cabo Frio, agora pertence 100% à Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). A notícia foi confirmada pela pró-reitoria de graduação na semana passada. Em nota, foi anunciado a extinção definitiva da Ferlagos por decisão judicial, afirmando que “o patrimônio antes administrado pela fundação foi oficialmente transferido para a Uerj”.

Aguardada desde outubro de 2021, quando houve a inauguração do Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, no Jardim Flamboyant, a instalação de um campus da universidade na cidade se transformou em uma novela com vários capítulos. Até fevereiro de 2023, a instituição não tinha nenhum prédio para se instalar na cidade. Na época, já cogitava-se ocupar a antiga Ferlagos.

Então secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Serginho (PL), o atual prefeito eleito, havia informado que a desapropriação do prédio da Ferlagos estava em curso, mas havia “uma resistência por parte de quem o administra, por questões financeiras”.

Um mês após a decisão da 27ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, a Uerj obteve a posse parcial do prédio. Naquela ocasião, os advogados da Ferlagos informaram que buscavam a anulação do decreto estadual nº 47.886, de 21 de dezembro de 2021, no qual o governador Cláudio Castro (PL) declarou o imóvel de utilidade pública para desapropriação, com a finalidade de criar um polo avançado da universidade em Cabo Frio. Contudo, não conseguiram reverter a medida.

Na sentença, a desembargadora Lúcia Helena do Passo determinou que a Uerj e a Ferlagos compartilhassem o espaço por até 18 meses, o que garantiria tempo suficiente para a conclusão dos cursos pelos estudantes da instituição local. Após esse período, a Uerj assumiria a posse integral do imóvel. O prazo chegou ao fim em setembro deste ano, mas a dissolução oficial da Ferlagos só foi concluída no final de outubro.

Com o desfecho da disputa, a Pró-Reitoria da Uerj anunciou que agora poderá iniciar as reformas necessárias no campus, que incluirão a ampliação das salas de aula e a criação de novos laboratórios. O objetivo, conforme o comunicado, é oferecer mais conforto e infraestrutura para alunos e servidores.

Atualmente, o campus da Uerj em Cabo Frio oferece os cursos de Geografia, Ciências Ambientais e Medicina. Com a posse definitiva do prédio, a universidade planeja consolidar e expandir as instalações, o que beneficiará diretamente a comunidade acadêmica e a população local.

(*) Com informações do jornal “Folha dos Lagos”

Kauã Barreto
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo