Um turista argentino precisou ser resgatado por guarda-vidas no último fim de semana após tentar atravessar a nado o trecho entre as Prainhas do Pontal do Atalaia e a Ilha do Farol, em Arraial do Cabo. Segundo informações das equipes que atuam na faixa de areia, o homem apresentava sinais de embriaguez e se lançou ao mar, ignorando os riscos da travessia.
A ação rápida dos guarda-vidas evitou uma tragédia. O turista foi retirado da água antes que chegasse a pontos de correnteza mais forte. A distância entre as Prainhas e a Ilha do Farol, apesar de parecer curta visualmente, exige preparo físico, conhecimento das condições do mar e autorização prévia, já que o local é área de proteção ambiental com acesso restrito.
De acordo com relatos, o homem teria entrado no mar mesmo após orientações contrárias de frequentadores e agentes que atuavam na praia. Após o resgate, o turista foi retirado da água sem ferimentos aparentes e recebeu orientações da equipe de salvamento. Não houve necessidade de atendimento médico.
Autoridades alertam que o consumo de bebidas alcoólicas e a imprudência são fatores que aumentam os riscos de afogamentos. A recomendação é que os banhistas respeitem as orientações dos guarda-vidas e evitem nadar em áreas não autorizadas, principalmente em condições inadequadas.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.