O tucano que se tornou símbolo de Arraial do Cabo, por suas aparições carismáticas e interações com moradores e turistas, foi recentemente flagrado preso em uma gaiola. A notícia gerou indignação na comunidade local, que se mobiliza por meio de grupos de WhatsApp e redes sociais, exigindo a intervenção das autoridades competentes para garantir a liberdade do animal.
Conhecido por sua presença frequente em sacadas, caixas d’água e até mesmo por “roubar” comida de pratos, o tucano conquistou o coração dos habitantes e visitantes da cidade. Sua captura e confinamento não apenas violam a Lei de Proteção à Fauna (Lei nº 9.605/98), que proíbe a criação de animais silvestres sem autorização, mas também representam uma afronta ao sentimento coletivo de respeito e admiração pela fauna local.
Moradores relatam que não apenas um, mas dois tucanos foram aprisionados, aumentando a preocupação com o bem-estar das aves. A população aguarda uma resposta rápida das autoridades ambientais para que os tucanos sejam resgatados e retornem ao habitat natural, onde podem continuar a encantar a todos com a presença vibrante.
Em nota, a Prefeitura de Arraial do Cabo informou que, após investigação conduzida pela Secretaria do Ambiente, “foi constatado que os tucanos que aparecem nos vídeos não são os mesmos que recentemente se tornaram conhecidos no município, mas sim de outra localidade”.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.