InícioBrasilTSE forma maioria para tornar Bolsonaro inelegível por oito anos

TSE forma maioria para tornar Bolsonaro inelegível por oito anos

Resolução veio após a denúncia do Partido Democrático Trabalhista (PDT) por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação

Nesta sexta-feira (30), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à inelegibilidade por oito anos. A resolução veio após a denúncia do Partido Democrático Trabalhista (PDT) por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, referentes a ataques ao sistema eleitoral eletrônico feitos pelo ex-presidente em reunião com embaixadores, em julho de 2022.

A maioria dos ministros do TSE seguiu o voto do relator, Benedito Gonçalves, que considerou que Bolsonaro agiu de forma ilícita em benefício da própria candidatura à reeleição. A inelegibilidade, conforme decidido pelo TSE, é contada a partir das eleições de 2022, impossibilitando a participação do ex-presidente em futuros pleitos pelo próximo octênio.

O encontro que levou à condenação ocorreu no Palácio do Planalto, no qual Bolsonaro fez declarações consideradas como ataques ao sistema eleitoral eletrônico do país.

O PDT, partido do ex-candidato a presidente Ciro Gomes e do ministro da Previdência, Carlos Lupi, partiu com a denúncia que culminou na condenação do ex-presidente.

A defesa de Bolsonaro, conduzida pelo advogado Tarcísio Vieira de Carvalho, argumentou que a reunião ocorreu antes do período eleitoral, em 18 de julho, quando o ex-presidente ainda não era oficialmente candidato.

Alegou, ainda, que a reunião não teve viés eleitoral e foi feita como “contraponto institucional”, e questionou a possibilidade de uma ação de investigação eleitoral ser proposta pelo partido, argumentando que apenas multa seria cabível no caso de reconhecimento de ilegalidade pelo uso da máquina pública.

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo