InícioRegião dos LagosCabo FrioTrilhas de Cabo Frio atraem atenção de agências de viagens especializadas do...

Trilhas de Cabo Frio atraem atenção de agências de viagens especializadas do Brasil

Além das trilhas, mergulho, rapel e outros atrativos fazem parte do roteiro

Incentivar as atividades ao ar livre, utilizando, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural do município. Este tem sido o objetivo da Prefeitura de Cabo Frio, que desde janeiro está estimulando o ecoturismo na cidade, divulgando roteiros e trilhas para agências de turismo de todo o país.

Segundo o secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Carlos Cunha, nesta semana a cidade recebeu a visita do agente de viagens, Sandro Magalhães, proprietário de uma agência especializada em ecoturismo no Rio de Janeiro.

Durante a visita, Sandro conheceu parte da Trilha Trans Cabo Frio. Inaugurada em abril, o percurso total terá 53 km, divididos em sete trechos. O primeiro implantado tem sete quilômetros de extensão. De acordo com Carlos Cunha, os demais trechos já foram mapeados e estão em processo de aprovação e manejo.

“Levamos Sandro Magalhães para uma visita técnica com objetivo de conhecer produtos para inserir nos roteiros oferecidos aos clientes da agência dele. Ele também tem experiência com a canoa havaiana, e vislumbrou oportunidade inclusão desse atrativo nos roteiros turísticos, assim como as atividades de mergulho e rapel”, contou Cunha.

O secretário informou, ainda, que outros profissionais foram convidados a conhecer as trilhas e patrimônios naturais de Cabo Frio.

“As trilhas de longo percurso possibilitam aos visitantes um contato direto com a natureza de forma consciente e respeitosa, atraindo turistas que, por conta do tempo necessário para percorrer o caminho, se hospedam na cidade por tempo maior, gerando recursos na economia local”, explicou.

Segundo Sandro Magalhães, o interesse por roteiros naturais tem crescido bastante nos últimos tempos, sobretudo nesta época de pandemia, já que essas experiências podem envolver grupos menores.

“O público alvo da minha agência é o familiar, com faixa etária entre 25 e 35 anos. Também temos clientes da melhor idade que procuram mudança de vida e experiência com atividades físicas em ambientes naturais, espaços ao ar livre, longe das grandes metrópoles, e ainda um contato maior com a natureza, evitando grandes aglomerações”, conta o agente de viagens.

Carlos Cunha aproveitou para lembrar que o ecoturismo é um segmento que está ganhando muito espaço em todo o país, sobretudo na pandemia.

“O viajante, no período de flexibilização, está se preocupando mais na qualidade da viagem do que na quantidade de lugares que inclui em seu roteiro. O turismo de experiências deve crescer nessa tendência, onde o visitante vai querer vivenciar mais o local. Os destinos que oferecem vivências culturais em ambiente natural, com grande impacto regional na conservação da natureza e sobrevivência de famílias em situação social vulnerável, serão valorizados”, explicou o secretário.

Letycia Rocha
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida. Atuou como produtora/repórter na Lagos TV e Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo. Editora no Blog Cutback e colaboradora no jornal O Dia.
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content