back to top
26/11/2024 — 14:23
  (Horário de Brasília)

Tribunal de Justiça do Rio retoma audiência de instrução e julgamento do caso do ‘Faraó dos Bitcoins’

Glaidson Acácio é acusado pelo MPRJ de liderar organização criminosa em esquema de pirâmide financeira com criptomoedas; testemunhas de acusação foram ouvidas na quarta (4). Nova audiência será em outubro

Compartilhe

A 1ª Vara Criminal Especializada de Combate ao Crime Organizado do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) ouviu, nesta quarta-feira (4), outras testemunhas de acusação em audiência de instrução e julgamento do processo no qual Glaidson Acácio dos Santos, conhecido como “Faraó dos Bitcoins”, é acusado de liderar uma organização criminosa em um esquema de pirâmide financeira envolvendo criptomoedas. O acusado, que está preso em presídio federal em Catanduvas (PR), participa da audiência por videoconferência.

Em 24 de julho deste ano, sete testemunhas de acusação já tinham sido ouvidas em juízo, entre elas o delegado Guilherme de Paula Machado Catramby, que falou sobre a operação que resultou na prisão do acusado, do modo de atuação da quadrilha, e a função de Glaidson como líder da organização criminosa; o policial Marcelo Ricardo Santos da Silva que falou sobre a investigação do homicídio do investidor em criptomoeda e youtuber Wesley Pessano, de 19 anos, em São Pedro da Aldeia, do qual Glaidson é suspeito de participação e o policial Rubens Barbosa da Silva, que prestou depoimento sobre as investigações das tentativas de homicídios de outros dois homens (Nilson Alves da Silva e de João Victor Rocha da Silva Guedes), as quais Glaidson também é acusado de ser o mandante do crime.

Nesta quarta foram ouvidas duas testemunhas de acusação, sendo uma delas uma jornalista, que disse ter sofrido ameaças quando produzia reportagens sobre o caso. Um eletricista que publicava vídeos sobre a empresa GAS Consultoria também prestou depoimento.  

Dos 17 denunciados pelo Ministério Público de envolvimento em suposta organização criminosa, cinco respondem no mesmo processo de Glaidson. Três participaram da sessão e dois se ausentaram, sendo representados por advogados.

Glaidson participaria por videoconferência, mas por falta de testemunhas e solicitação da defesa do empresário, a audiência foi remarcada para outubro. Ele está preso em presídio federal no Paraná desde 2021.

NOVA AUDIÊNCIA EM OUTUBRO

A Justiça do Rio marcou para o dia 16 de outubro a terceira audiência de instrução e julgamento do processo de Glaidson Acácio dos Santos, conhecido como Faraó dos Bitcoins. O empresário é acusado de chefiar uma organização criminosa que funcionava como esquema de pirâmide financeira envolvendo criptomoedas.

*Com informações da Band e dO GLOBO.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo