Os Agentes da Guarda de Ambiental de Saquarema tiveram bastante trabalho na última semana. Três aves de rapina, que são pássaros carnívoros e caçadores, precisaram de socorro nos dias 28 e 29 de outubro e 2 de novembro.
Um Mocho – animal parecido com corujas -, Coruja-Buraqueira e Gavião Carijó, necessitaram da ajuda dos agentes após cometerem ‘peripécias’ no município.
O primeiro a necessitar de ajuda foi o Mocho. O animal noturno e de pequeno porte entrou em uma loja na Rua Professor Francisco Fonseca, em Bacaxá, no dia 28. Quem estava no local se assustou, mas logo os Agentes Ambientais chegaram ao local e o acalmaram e resgataram.
Já no dia 29, foi a vez da Coruja-Buraqueira. Durante o dia, o animal costuma tomar sol em galhos de árvore ou cochilar em seu ninho. Desta vez, por conta de um descuido, a aventureira acabou caindo de um coqueiro no bairro Retiro, e ficou ferida. Moradores entraram em contato com a Guarda Ambiental, que atendeu prontamente o pedido de resgate.
E, para finalizar, um Gavião Carijó foi encontrado com dificuldades para voar por uma moradora de Sampaio Corrêa, que também acionou a Guarda Ambiental, que logo apareceu no local e realizou o resgate do animal.
Nas três situações, os agentes levaram as aves de rapina para o Instituto BW, localizado em Praia Seca. A ONG é voltada para a preservação e reabilitação de animais selvagens na Região dos Lagos.
Lá foram analisados por Biólogos, ficaram em observação e tratamento para posteriormente serem devolvidos à natureza.
*** Com informações do Portal O Dia
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).