Em uma sessão realizada na tarde desta terça-feira (6) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os novos vereadores de Cabo Frio, Átila da Ótica (Avante) e Ruy França (CID), foram confirmados após a retotalização dos votos da eleição municipal de 2020. A medida foi necessária devido à cassação dos mandatos dos parlamentares Vinícius Corrêa (PP) e Vanderson Bento (PTB), que foram implicados em um esquema de candidaturas femininas fictícias.
Segundo divulgado, Átila da Ótica e Ruy França assumirão os postos após terem sido confirmados como os próximos mais votados nas eleições de 2020, com 915 e 626 votos, respectivamente.
Vanderson e Vinícius perderam os mandatos por violação da legislação eleitoral, que estipula que cada partido ou coligação deve reservar no mínimo 30% e no máximo 70% das candidaturas para cada gênero. A manipulação desta regra, com a inscrição de concorrentes fictícias para cumprir a cota mínima de candidaturas femininas, resultou na cassação de seus mandatos e na punição dos partidos envolvidos.
Uma curiosidade é que, apesar da cassação ter sido resultado de uma violação da cota de gênero, os novos vereadores empossados são homens.
Agora, a questão que permanece é: Ruy França, que atualmente é secretário de Direitos Humanos e Segurança de Cabo Frio, vai permanecer na vereança? Porque, se depender da vontade do prefeito José Bonifácio (PDT) o secretário continuará onde está. Mas este mistério deve ser revelado ainda nesta terça.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.