Nesta quinta-feira (7), feriado da Independência, o Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP), em Búzios, providenciou transportes aeromédicos de urgência para dois pacientes críticos, em resposta ao aumento do fluxo de veículos nas estradas. Ambos crianças, sendo uma delas um prematuro de 32 semanas.
O transporte foi facilitado pelo suporte da Secretaria Estadual de Saúde, que forneceu helicópteros dos bombeiros e do SAMU do Rio de Janeiro. A necessidade do transporte aeromédico surgiu diante de duas situações emergenciais enfrentadas pelo HMRP.
A primeira envolveu um recém-nascido prematuro de 32 semanas, que precisou ser transferido para a UTI neonatal em Icaraí, Niterói. A segunda foi o deslocamento urgente de uma criança em estado grave para uma cirurgia pediátrica no Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro. Ambos os casos demandaram atenção e rapidez, devido à gravidade dos pacientes e à dificuldade de deslocamento terrestre por conta do feriado.
Mariana Quintanilha, coordenadora do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do HMRP, liderou a ação com o auxílio das médicas Ana Maria Ciarlini e Elaine.
Priscila Gasparetto, coordenadora do HMRP, ressaltou a importância da colaboração entre as equipes de saúde e os serviços de emergência aérea. “A atuação conjunta das equipes de saúde e dos serviços de emergência aérea foi fundamental para responder com rapidez e eficácia a situações de risco durante esse feriado.”
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).