01/10/2026 — 11:16
  (Horário de Brasília)

Transporte público será gratuito em cidades do RJ durante os dias de votação das Eleições 2026

Medida vale das 6h às 20h no primeiro turno e também em um possível segundo turno; operação deverá ser reforçada para atender os eleitores

Compartilhe

Quem precisar usar o transporte público para chegar ao local de votação nas Eleições 2026 não terá que pagar passagem no estado do Rio de Janeiro. O Governo do Estado publicou, nesta quarta-feira (30), um decreto que determina a gratuidade do transporte coletivo nos dias de votação.

A medida será válida das 6h às 20h no primeiro turno, marcado para 4 de outubro, e também em um possível segundo turno, previsto para 25 de outubro. A gratuidade inclui ônibus intermunicipais, trens, metrô e barcas, além do transporte municipal.

Nos ônibus intermunicipais, a isenção vale para os veículos do tipo urbano. Linhas operadas por ônibus rodoviários ou executivos ficam fora da medida quando não houver serviço equivalente feito por ônibus urbanos.

Segundo o governo estadual, a determinação segue resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), que estabelecem o transporte gratuito nos dias de votação para facilitar o deslocamento dos eleitores.

Além de não cobrar passagem, as empresas deverão manter frota, horários e itinerários compatíveis com os dias úteis durante o período de gratuidade. A orientação é garantir atendimento à demanda de passageiros que irão às zonas eleitorais.

letys
MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem – Site do(a) autor(a)

Jornalista pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi e graduada em Comunicação Social pela Universidade Veiga de Almeida.

Repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023. Também é repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora e criadora de conteúdo para Web 3.0.

Atuou como produtora e repórter na Lagos TV, coordenadora de programação na InterTV - afiliada Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias