Na madrugada desta segunda-feira (1), uma traineira próximo à costa de Itapebussus, em Rio das Ostras. Segundo informações, 17 pescadores estavam a bordo.
A traineira “Cabral” estava ancorada no Farol de São Tomé, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, no domingo (31). O acidente aconteceu quando a embarcação, durante a noite, navegava para Cabo Frio. Segundo a Guarda Municipal à espera de melhora do tempo, o barco de pesca acabou colidindo com as pedras em Rio das Ostras. Nessa manhã, informações dão contra de que destroços da embarcação já começaram a chegar nas praias da cidade.
Equipes do Corpo de Bombeiros e da Marinha do Brasil estão no local e realizam buscas pelas vítimas. Dez pessoas foram resgatadas com vida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município e três óbitos já foram confirmados. De acordo com informações da Guarda Civil Municipal de Rio das Ostras, os mortos foram identificados preliminarmente como Fabiano, Emerson e Roberto .
Os socorridos com vida são: Capitão Thiago Ramos da Cunha, Douglas Eduardo Nunes, Marcos dos Santos Araújo, Lucas Ramos da Cunha , Antônio Lisboa Amâncio, André Ruis, Claudia Ramalho dos Santos , Jeferson Durance, Emanuel Durance e Erasmo Jonas. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dos tripulantes resgatados. Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Macaé.
MARINHA EMITE NOTA E AFIRMA QUE SERÁ INSTAURADO INQUÉRITO
Em nota encaminhada à imprensa na tarde desta segunda (1º), a assessoria de Imprensa do Comando do 1º Distrito Naval afirma que um inquérito administrativo foi instaurado para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente. Leia na íntegra:
A Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando do 1° Distrito Naval, informa que a Capitania dos Portos de Macaé (CPM) tomou conhecimento, na madrugada desta segunda-feira, do naufrágio da embarcação de pesca “Cabral 1”, com 13 tripulantes, em Rio das Ostras (RJ).
Após tomar ciência do ocorrido, a CPM encaminhou uma lancha com a equipe de Busca e Salvamento (SAR) para prestar socorro, permanecendo no local até o presente momento para realizar buscas.
Dos treze tripulantes da embarcação, dez foram resgatados com vida, dois vieram a óbito e um encontra-se desaparecido.
A MB lamenta o ocorrido e se solidariza com os familiares das vítimas, permanecendo à disposição para apoios necessários.
A Marinha informa, ainda, que um inquérito administrativo foi instaurado para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente. Concluído o inquérito e cumpridas as formalidades legais, o mesmo será encaminhado ao Tribunal Marítimo, que fará a devida distribuição e autuação e dará vista à Procuradoria Especial da Marinha, para que adote as medidas previstas no Art. 42 da Lei no 2.180/54.
Cabe destacar que a Marinha incentiva e considera importante a participação da comunidade, que pode ser feita pelos telefones 185 (número para emergências marítimas e pedidos de auxílio) e (22) 2772-1889 (diretamente com a CPM, para outros assuntos, inclusive denúncias).
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.