15/01/2025 — 06:35
  (Horário de Brasília)

Torneio de pesca esportiva movimenta Cabo Frio com expectativa de 100 competidores

A 32ª edição do Cabo Frio Marlin Invitational tem início nesta quarta-feira (15) e segue até o próximo dia 26

Compartilhe

Começa nesta quarta-feira (15) a 32ª edição do Cabo Frio Marlin Invitational, um dos mais tradicionais e representativos torneios de pesca esportiva oceânica do país. A competição deve reunir cerca de 20 equipes e acontecerá até o próximo dia 26. O evento tem o apoio da prefeitura e é promovido pelo Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ), por meio da subsede da instituição no município.

Na quarta, as equipes e lanchas chegam a cidade e, a partir de quinta-feira (16), começam as três etapas da competição, a depender das condições de vento e mar, que precisam ser favoráveis à navegação. As embarcações iniciam a pesca a partir das 8h, a uma distância de 55 milhas do Canal do Itajuru, em direção ao mar aberto. Ao fim da etapa, por volta das 16h, as embarcações retornam ao Iate Clube. Cada embarcação terá uma equipe composta por pescadores, marinheiros e espectadores. Ao todo, o torneio deve reunir 100 competidores.

O secretário de Turismo, Davi Barcelos, comentou sobre o evento, destacando sua importância na promoção da cidade, especialmente no período da alta temporada.

“Cabo Frio é um destino tradicional para os praticantes e competidores da pesca esportiva oceânica. É uma alegria ver que esse evento segue sendo mantido pelo Iate Clube do Rio de Janeiro. Em meio à alta temporada, essa é mais uma iniciativa que colabora para a promoção de Cabo Frio como um destino turístico múltiplo, com um espaço relevante no turismo esportivo e de competição”, destacou Barcelos.

Criado em 1994 por um grupo de associados animados com os resultados das pescas nos mares ao sul da cidade, o Marlin Invitational é um dos torneios mais esperados da temporada de pesca oceânica. Isso porque a costa cabo-friense é reconhecida internacionalmente pelos adeptos da prática e pela ocorrência de marlins azuis acima de mil libras.

De acordo com as regras da competição, todos os marlins azuis capturados devem ser liberados. Conforme os organizadores, essa medida classifica o torneio como de boas práticas sustentáveis. Para que a pontuação seja válida, os esportistas devem, obrigatoriamente, usar câmeras para comprovação tanto da espécie quanto da libertação dos animais capturados.

“Cabo Frio é reconhecido por ser um lugar onde o pescador esportivo vai ao mar pronto para o encontro com seu recorde pessoal de Marlin Azul. [A atual marca], registrada no município, colocou o Brasil entre as cinco regiões do mundo onde são capturados os maiores peixes de bico”, disse João Victor Lopes Zarur, diretor de Pesca do Iate Clube do Rio de Janeiro.

“O torneio ganhou grande prestígio no cenário internacional. Por isso, não é surpresa que a 32ª edição do Cabo Frio Marlin Invitational conte com pescadores de diferentes cantos do Brasil e até do mundo, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Portugal. Com a ajuda dos peixes e contando com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio, não temos dúvidas de que faremos deste evento um torneio inesquecível”, acrescentou.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo