07/11/2025 — 08:53
  (Horário de Brasília)

TJ-RJ determina afastamento do deputado Marcos Muller, do União Brasil

Parlamentar é réu pelos crimes de associação criminosa, peculato e lavagem de dinheiro

Compartilhe

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira, obteve junto ao Órgão Especial do Tribunal de Justiça o afastamento do deputado estadual Marcos Muller do exercício do mandato parlamentar. 

O deputado havia sido acusado pelo MPRJ de comandar, em mandato anterior, entre 2016 e 2019, um esquema de “rachadinha” em seu gabinete, no qual servidores devolviam parte dos salários recebidos. Além dele, outros 12 réus foram denunciados e respondem pelos crimes de peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

De acordo com a decisão da Justiça, manifestação da Subprocuradoria-Geral de Justiça de Atribuição Originária junto ao Tribunal informou que o réu vinha participando das sessões ordinárias da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), em descumprimento à medida de afastamento imposta em decisão de 1ª instância, à época em que o referido parlamentar havia perdido o mandato. Em janeiro deste ano, o deputado retornou ao Legislativo após obter liminar em habeas corpus que suspendeu temporariamente as cautelares.

A liminar, no entanto, foi cassada em junho de 2025, quando o mérito do habeas corpus foi julgado. À revelia dessa decisão, o parlamentar continuou exercendo o mandato. A determinação do Órgão Especial nesta terça-feira (17/09) corrigiu a situação, restabelecendo as medidas cautelares e confirmando a impossibilidade de o deputado prosseguir no exercício do cargo junto ao Poder Legislativo. 

Ao G1, o deputado afirmou que não foi intimado sobre a decisão até o momento.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias