A política de Araruama ganhou um novo ingrediente nesta quinta-feira (18). Um texto que circulou intensamente em grupos de WhatsApp e redes sociais voltou a colocar os nomes dos ex-prefeitos Chiquinho da Educação e Lívia de Chiquinho no centro das conversas da cidade.
O material, apresentado como uma espécie de carta aberta ou artigo de opinião, faz um resgate da trajetória política do casal e relembra episódios que marcaram suas passagens pela administração municipal. O conteúdo rapidamente se espalhou entre grupos de whatsapp da Região dos Lagos.
A repercussão ocorre justamente em um momento em que Lívia tem buscado retomar sua presença em agendas públicas e contatos com a população. Ao mesmo tempo, Chiquinho vem investindo em novos canais de comunicação – como um podcast – para dialogar com seus apoiadores e tentar recuperar espaço no debate político local.
Nos grupos da cidade, porém, o documento chamou atenção por reunir, em um único texto, fatos, controvérsias e episódios que marcaram a trajetória do casal ao longo dos anos.
Atualmente, ambos estão inelegíveis, impedidos de disputar eleições em razão de decisões que resultaram na perda dos direitos políticos, condição que os enquadra nas regras da Lei da Ficha Limpa. Chiquinho da Educação carrega nas costas uma lista de processos civis e cobranças judiciais, além de ter as suas contas rejeitadas pelo TCE-RJ. Ele é investigado por crimes como corrupção, fazer parte de organização criminosa e fraudar licitações.
Lívia de Chiquinho vai pelo mesmo caminho e também teve o seu governo e o seu nome carimbados por escândalos judiciais, com as suas contas rejeitadas por causa de supostos desvios de dinheiro público. Assim como o marido, o nome de Lívia aparece em vários boletins de ocorrência por ofensas, ameaças e xingamentos contra terceiros.
O resultado foi uma enxurrada de comentários e discussões sobre o legado político deixado pela dupla em Araruama.






