A Região dos Lagos deve encerrar o ano de 2025 com tempo instável. A previsão para esta quarta-feira (31), véspera de Ano Novo, aponta influência de uma frente fria, que aumenta a nebulosidade e traz possibilidade de chuva a partir da tarde, com chance de pancadas de intensidade média entre o fim da tarde e o início da noite, período que coincide com a virada do ano.
Durante a manhã, o céu permanece encoberto, mas pode apresentar momentos de redução das nuvens ao longo do dia. A partir da tarde, a nebulosidade volta a aumentar, deixando o céu nublado. A probabilidade de chuva é de 50%, e há possibilidade de ocorrência de relâmpagos e trovoadas.
As temperaturas seguem elevadas, com máxima prevista de 34 °C e mínima de 23 °C. A umidade relativa do ar varia entre 62% e 96%. Os ventos sopram do leste pela manhã, com velocidade média de 18 km/h e rajadas que podem chegar a 38 km/h, mudando para sul durante a noite, com intensificação entre 17h e 19h.
No mar, as condições exigem atenção. As ondas variam de 1,20 metro a 2,10 metros nas praias da região, podendo chegar a até 3 metros em mar aberto. Em Arraial do Cabo, a Praia Grande e a Figueira registram as maiores ondulações previstas. A temperatura do mar é de 25 °C, enquanto o índice de raios ultravioleta atinge nível extremo, com marca 13.
Para a quinta-feira (1), feriado de Ano Novo, o tempo deve continuar instável. O dia começa com céu parcialmente nublado e névoa espessa ao amanhecer, evoluindo para nublado à noite. A possibilidade de chuva é de 40%, tanto nas primeiras horas do dia quanto a partir do fim da tarde. A temperatura máxima prevista é de 33 °C, com mínima de 23 °C.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou aviso de tempestade válido para toda a quinta-feira, com previsão de chuva intensa, ventos fortes e possibilidade de granizo. O alerta aponta risco de alagamentos, queda de árvores, estragos em plantações e interrupções no fornecimento de energia elétrica. A recomendação é de atenção, especialmente para quem pretende participar de eventos ao ar livre durante o réveillon.
*Imagens: YouTube Point do Forte.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.






