Teve início nesta sexta-feira (16), em Arraial do Cabo, o mapeamento de áreas de risco para banhistas e praticantes de esportes aquáticos na Laguna de Araruama. O foco inicial da ação está na Ponta da Acaíra, onde serão identificados pontos críticos de conflito entre banhistas e esportistas.
O projeto tem como objetivo proporcionar um ordenamento na Laguna, com a demarcação de raias de entrada e saída específicas para a prática segura do kitesurf, garantindo a coexistência harmoniosa das diferentes atividades na região. As próximas etapas incluirão Monte Alto, Figueira e, posteriormente, outras praias lagunares.
A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria do Ambiente e Saneamento de Arraial do Cabo e a Capitania dos Portos. Em conjunto, a equipe da pasta participará de treinamentos e operações na lagoa, visando um trabalho integrado para notificação e ordenamento.
O Secretário do Ambiente e Saneamento, Jorge Oliveira, destaca a busca por um legado duradouro: “Estamos trabalhando não apenas no mapeamento e ordenamento da lagoa, mas também investindo em treinamentos e operações conjuntas para garantir a segurança e preservação ambiental. Queremos deixar um legado positivo para nossa comunidade”.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.