08/01/2025 — 00:01
  (Horário de Brasília)

Táxi marítimo com oito pessoas naufraga na Ilha do Japonês, em Cabo Frio

Ocorrência aconteceu neste domingo (5), poucos dias após incidente parecido em Arraial do Cabo

Compartilhe

Um barco-táxi com oito pessoas naufragou na manhã deste domingo (5) na Ilha do Japonês, em Cabo Frio. O caso ocorre há menos de uma semana de um incidente parecido em Arraial do Cabo, onde uma embarcação, também um táxi marítimo, afundou entre a Prainha do Pontal do Atalaia e a Praia dos Anjos.

De acordo com a prefeitura de Cabo Frio, não houve registro de vítimas e os envolvidos foram socorridos “com total celeridade no local”. O município também informou que “a embarcação estava legalizada para a prestação do serviço na cidade”, mas destacou que a fiscalização “é realizada pela Guarda Marítima e Ambiental e pela Capitania dos Portos, sob a responsabilidade da Marinha do Brasil”.

A ocorrência está sendo investigada pelas autoridades competentes, assim como o incidente registrado em Arraial do Cabo na última quinta-feira (2). Na situação, segundo a Marinha do Brasil, “a documentação da embarcação estava regular e um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) foi instaurado para investigar as circunstâncias do naufrágio e apurar responsabilidades”.

Na situação, o barco, segundo relatos, estava transportando 30 pessoas, embora a capacidade máxima fosse de 24. Além do excesso de passageiros, muitos não utilizavam coletes salva-vidas, colocando as vidas em risco.

Sobre o caso, a Marinha do Brasil enviou a seguinte nota:

“A Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando do 1º Distrito Naval (Com1°DN), informa que a Delegacia da Capitania dos Portos em Cabo Frio (DelCFrio) recebeu a informação, na manhã de ontem (5), que a embarcação “FISH SEA I”, empregada no serviço de táxi marítimo, naufragou no canal do Itajuru, em Cabo Frio.

A DelCFrio prontamente encaminhou uma equipe de Inspeção Naval (IN) para efetuar o resgate dos oito tripulantes que estavam a bordo, o condutor e mais sete passageiros. Todos foram socorridos sem ferimentos e não precisaram ser hospitalizados. Além disso, o táxi foi reflutuado e retirado do canal, não sendo constatada poluição hídrica no local.

Um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) será instaurado para apurar causas, circunstâncias e possíveis responsabilidades. Concluído o inquérito e cumpridas as formalidades legais, o mesmo será encaminhado ao Tribunal Marítimo, que fará a devida distribuição e autuação, o qual dará vista à Procuradoria Especial da Marinha, para que adote as medidas previstas no Art. 42 da Lei n° 2.180/54.

Cabe ressaltar que a Marinha incentiva e considera importante a participação da sociedade, que pode ser feita pelos telefones 185 (número para emergências marítimas e fluviais, além de pedidos de auxílio), (21) 2104-6119 e (21) 97515-7895 (diretamente com o Com1ºDN, para outros assuntos, inclusive denúncias)”.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo