Pela primeira vez, Tamoios, segundo distrito de Cabo Frio, terá uma caminhada contra a intolerância religiosa. “Somos livres e semelhantes” é o lema do evento, organizado pela FECARJ (Federação de Cultura Afro do Estado do Rio de Janeiro), que acontece no dia 23 de novembro, a partir das 8h, e visa promover o respeito e a convivência pacífica entre as diferentes crenças.
A concentração ocorrerá em Unamar (em frente ao Atacadão), atraindo a atenção para a importância da liberdade religiosa na Região dos Lagos, que abriga diversas igrejas evangélicas.
“Essa é uma caminhada para promover o diálogo sadio entre as religiões do nosso município, buscando o respeito mútuo”, declara Débora Almeida, presidente da FECARJ. “Nós, do povo de matrizes africanas, não somos bandidos e não devemos viver escondidos, como se estivéssemos na época em que nossos antepassados foram traficados para o Brasil. Eles eram tratados como mercadoria. Esse tempo não existe mais”, acrescenta.
Ela também ressalta um ponto em comum entre todas as religiões. “Pregam e cobram amor ao próximo, verdadeira igualdade entre os semelhantes e paz entre os povos, independentemente de suas doutrinas religiosas ou da cor da pele.”
A comunidade é convidada a se unir à causa, celebrando a liberdade de crença e a diversidade cultural.