A Guarda Ambiental de Saquarema realizou o resgate e a soltura de dois jovens tamanduás, nas últimas semanas. Um deles foi localizado na terça-feira (2) andando pela estrada no bairro da Mombaça.
Recentemente, no dia 28 do último mês, outro tamanduá foi encontrado dentro de uma residência no bairro do Tingui, no distrito de Sampaio Corrêa.
Ambos foram identificados como sendo da espécie tamanduá-mirim, estavam em perfeitas condições de saúde e foram reintroduzidos em áreas de preservação dentro do município.
O tamanduá
Por se tratar de um pequeno mamífero, o animal não representa grandes riscos para os humanos. No entanto, as garras dele são grandes e afiadas podendo, portanto, causar ferimentos.
É de extrema importância, que os animais sejam resgatados e logo devolvidos para seu habitat natural, para a certeza de um meio ambiente totalmente ecológico e equilibrado. No entanto, a Guarda Ambiental de Saquarema alerta à população sobre a importância de não manipular animais silvestres, pois o contato sem a constatação do seu estado sanitário pode ser prejudicial à saúde. Em caso de avistar espécimes em situação de risco, a orientação é entrar em contato através do telefone 22-99279-0540 e do e-mail guardaambiental@saquarema.rj.gov.br e solicitar o resgate.