Uma jovem tamanduá-mirim fêmea, medindo entre 87 e 110 cm, foi resgatada em Saquarema nessa segunda-feira (18), em um ponto de ônibus na Estrada Latino Melo.
O animal, capturado pela Guarda Ambiental e levado ao Instituto BW, estava em perfeitas condições de saúde e apto a ser devolvido ao seu hábitat, conforme avaliação veterinária.
Assim, segundo a prefeitura, foi realizada a soltura em área de preservação ambiental.
SOBRE A ESPÉCIE
A cabeça desse tipo de tamanduá tem um focinho alongado, não possui dentes e sua língua é longa e protrátil. O animal possui quatro dedos nos membros anteriores, com garras longas em três deles, e cinco dedos nos posteriores, com garras curtas.
Por se tratar de um pequeno mamífero, o animal não representa grandes riscos para os humanos. No entanto, as garras dele são grandes e afiadas, podendo causar ferimentos.
A Guarda Ambiental de Saquarema alerta à população sobre a importância de não manipular animais silvestres, pois o contato sem a constatação do seu estado sanitário pode ser prejudicial à saúde.
Em caso de avistar espécimes em situação de vulnerabilidade, a orientação é entrar em contato através do telefone 22-99279-0540 e do e-mail guardaambiental@saquarema.rj.gov.br e solicitar o resgate.