O surfista Eric Rebiere, nascido e criado em Arraial do Cabo, representou o Brasil no campeonato Gigantes de Nazaré, realizado neste domingo (13), em Portugal, e garantiu a segunda colocação ao lado dos também atletas Willyam Santana e Gonçalo Pereira. A competição é considerada uma das mais desafiadoras do mundo, reunindo surfistas experientes para enfrentar ondas que superam os 15 metros.
Rebiere desceu sua melhor onda do campeonato em uma parede de água estimada em 15 metros de altura, durante a prova realizada na Praia do Norte, conhecida internacionalmente pelas condições extremas e pelo risco elevado para os atletas.

A equipe campeã foi formada pelos brasileiros Pedro Scooby, Lucas Chumbo e Lucas Fink. Segundo a organização do evento, esta edição contou com um reforço inédito de segurança: cada trio passou a ter um piloto de jet ski exclusivo para operações de resgate, medida que foi adotada para lidar com a intensidade das séries registradas nesta temporada.
Durante a competição, Rebiere destacou a importância da preparação psicológica e física para encarar as condições adversas de Nazaré. “Todos que surfam em Nazaré já passaram por alguma situação crítica. É normal levar várias bombas na cabeça sem ser resgatado. Você precisa estar preparado para isso”, afirmou. “Nas situações mais complicadas, eu agradecia a Deus e me mantinha em paz. Saía exausto, mas sempre consciente.”
Eric vive atualmente entre a Europa e o Brasil, mas reforça a ligação com a cidade natal. Ele atribui à formação em Arraial do Cabo a base para a carreira no surf de grandes ondas. “Cabista vive no mar. Tenho memórias inesquecíveis mergulhando e surfando lá”, disse, de Portugal.
Além do pódio em Nazaré, o surfista prepara o lançamento de seu segundo livro, continuação da obra Surfista Carioca, com previsão de lançamento ainda neste ano. Também está prevista uma nova participação em campeonato ao lado da francesa Justine Dupont, com quem venceu uma das etapas do evento internacional na temporada anterior.
Eric Rebiere também atuará como piloto de resgate em futuras expedições de surf extremo. Nos dias em que as ondas ultrapassarem os 30 metros, ele será o responsável pelo resgate do norte-americano Mason Barnes, especialista em surf de ondas gigantes.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).