Um supermercado de grande porte localizado na Avenida Independência, no distrito de Tamoios, em Cabo Frio, foi autuado nesta quarta-feira (26) por captação ilegal de água durante uma fiscalização realizada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), pela Delegacia do Consumidor (Decon) e pela Concessionária Prolagos.
A ação foi motivada por uma denúncia recebida pela Secretaria Estadual do Ambiente. Ao vistoriarem o estabelecimento, os técnicos identificaram que a unidade utilizava água retirada de um poço sem a devida outorga — autorização obrigatória para uso de recursos hídricos e que deve ser solicitada ao Inea. Segundo os agentes, a água, que não passava por tratamento, era usada em setores como açougue e padaria.
Durante a inspeção, a equipe da Decon também encontrou alguns produtos com prazo de validade vencido. O poço foi imediatamente lacrado e o gerente do supermercado acabou autuado com base na Lei Estadual nº 3.467/2000, que prevê multa que pode chegar a R$ 1 milhão. Ele foi conduzido à delegacia de Cabo Frio para prestar esclarecimentos.
O secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, destacou a importância da ação integrada. “A participação de instituições parceiras em fiscalizações dessa natureza é importante porque fortalece o enfrentamento das irregularidades que colocam em risco o meio ambiente e também a saúde das pessoas”, afirmou.
A outorga é um instrumento da Política Estadual de Recursos Hídricos e garante que o uso da água seja acompanhado pelos órgãos responsáveis, permitindo avaliar quantidade consumida, origem e finalidade, além de contribuir para o controle e a preservação dos recursos hídricos.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.






