16/01/2025 — 06:58
  (Horário de Brasília)

Superação e muita garra marcam primeiro dia de disputas dos Jogos de Verão em Cabo Frio

Atividades continuam neste domingo (4) e banda Natiruts se apresenta no encerramento da programação

Compartilhe

Condições climáticas e do mar dificultaram a vida dos atletas, que brilharam e fizeram ótimas provas. Neste domingo, será o dia da corrida de 5km

O sábado (3) amanheceu nublado e com muito vento em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, mas não desanimou os atletas e o público presentes na Praia do Forte para os Jogos de Verão. As condições, inclusive, fizeram com que os participantes se superassem em busca dos melhores resultados. Foram disputadas as provas de natação Sprint (750m), Classic (1.500m) e Challenge (3.000m), e o Aquathlon, prova que engloba 750m de natação e 3km de corrida na areia.

Os Jogos de Verão, maior plataforma de esportes ao ar livre do Brasil, desenvolveram de 2015 a 2018 grandes histórias na estação mais desejada do ano. Seu intuito sempre foi o de democratizar o acesso ao esporte, levando entretenimento e qualidade de vida para as principais cidades do estado do Rio de Janeiro. Atrelado a isso, uma estrutura de alto nível técnico e com conforto para que o público viva finais de semana inesquecíveis.

O estudante de Educação Física Felipe Pereira, de apenas 20 anos e natural da cidade de Cabo Frio, destacou-se ao subir no lugar mais alto do pódio em duas provas: Classic e Challenge. O jovem nadador, que faz estágio como professor de natação, disse gostar de desafios e se mostrou muito feliz com os resultados.

“Pratico natação desde os seis anos de idade. Iniciei por conta de problemas respiratórios, mas gostei tanto que acabei me federando ainda no meu primeiro ano de prática. Amo esse esporte. Sempre nadei nas piscinas, mas, por conta da pandemia, comecei a nadar no mar, porque era o único local liberado. Adorei e passei a disputar campeonatos. Hoje, sou estudante de Educação Física graças à natação e dou aula como estagiário da minha irmã. Estou muito feliz com o resultado e por ter a oportunidade de participar de um evento como os Jogos de Verão no quintal de casa”, disse.

Pela categoria feminina, dentre vários destaques, Karen Krichana impressionou pela velocidade na prova do Aquathlon. Além de ter sido a primeira mulher a cruzar a faixa final, ela acabou com o terceiro melhor tempo no geral. Natural de Araruama, a atleta de 40 anos elogiou a estrutura do evento e falou das dificuldades encontradas durante a prova por conta das condições climáticas.

“Hoje, o vento estava muito forte, as ondas estavam grandes e o mar muito gelado, o que dificultou bastante o desempenho na natação. Depois, consegui fazer uma ótima corrida. Assim é o esporte ao ar livre. Se as condições não forem as melhores, temos que nos superar. Essa é a beleza do esporte. Sou praticante de triathlon e essa foi a primeira vez que teve uma prova de aquathlon em Cabo Frio. Agradeço muito aos organizadores do evento. Foi muito bom”, comemorou Karen.

Além das competições, destaque para show do Natiruts, no domingo

Nesse domingo (4) foi a vez da Corrida de 5Km na orla da Praia do Forte, com largada às 8h. Além disso, durante todo o fim de semana, haverá diversas atividades recreativas acontecendo ali mesmo na areia, como Yoga e treino funcional. Para as crianças, a tenda “Joguinhos de Verão”, com vários jogos e brincadeiras. Sem falar nos shows ao final da tarde, com destaque para a banda de reggae Natiruts, no encerramento da segunda etapa dos Jogos de Verão.

A 5ª edição dos Jogos, idealizada pela Rio de Negócios, apresentada pela Enel e com patrocínio via lei de incentivo ao esporte do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, começou por Paraty, no último fim de semana, onde foram realizadas competições de Skate e Stand Up. E a cidade escolhida para fechar a temporada 2022 foi Niterói, que, nos dias 10 e 11 de dezembro, receberá outras três modalidades esportivas, na Praia de Icaraí: vôlei de praia, beach tennis e basquete 3×3.

RESULTADO FINAL NATAÇÃO SPRINT MASCULINO (750m)

1º – Luis Arthur da Silva – 14m27s
2º – Eric Raposo Pinho – 14m51s
3º – Patrick Diniz – 17m10s

RESULTADO FINAL NATAÇÃO SPRINT FEMININO (750m)

1º – Rebeca Silveira – 16m45s
2º – Juliana Feliciano – 21m20s
3º – Rafaella Dias – 33m34s

RESULTADO FINAL NATAÇÃO CLASSIC MASCULINO (1.500m)

1º – Felipe Pereira – 22m11s
2º – Luis Arthur da Silva – 27m03s
3º – Igor Gomes da Silva – 29m44s

RESULTADO FINAL NATAÇÃO CLASSIC FEMININO (1.500m)

1º – Sandra Araújo – 38m05s
2º – Heloisa Helena Andrade – 50m43s
3º – Aline Mendonça – 53m29s

RESULTADO FINAL NATAÇÃO CHALLENGE (3.000m)

1º – Felipe Pereira – 31m18s
2º – Ricardo Jorge de Carvalho – 38m40s
3º – Ricardo Jorge de Carvalho Filho – 44m11s

RESULTADO FINAL AQUATLHON MASCULINO

1º – Lucas de Mello Mathias – 32m56s
2º – Bernardo Amorim – 33m29s
3º – Facundo Eloy Quiroga – 35m32s

RESULTADO FINAL AQUATLHON FEMININO

1º – Karen Krichana – 35m06s
2º – Julia Brand Bragantin – 44m42s
3º – Laisa Coutinho – 45m39s

CRONOGRAMA:

Domingo (04/12):

  • 7h – Abertura da Arena
  • 8h – Largada da Corrida
  • 9h às 16h – Atividades recreativas
MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo