Um vídeo em que um jovem trabalhador de São Pedro da Aldeia denuncia ter sido vítima de uma fake news ganhou grande repercussão nas redes sociais nesta segunda-feira (7). Na gravação, ele afirma estar sendo falsamente acusado de participar de assaltos a motociclistas na cidade após ter sua foto tirada por policiais durante uma abordagem.
De acordo com o relato, a abordagem aconteceu na noite de domingo (6), quando ele voltava para casa, na localidade da Flexeira. Em relato, o rapaz conta que tudo começou quando ele foi parado por uma equipe da polícia na entrada da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Conforme afirma, durante a abordagem de rotina, os agentes conferiram os documentos pessoais e da moto, consultaram a placa e registraram uma imagem. Em seguida, após os policiais constatarem que não havia nada de errado, ele foi liberado. No dia seguinte, a foto passou a circular em grupos de mensagens, associando a vítima à roubos na região.
“Eu sou trabalhador. Nunca tive passagem por nada. Aquela moto é financiada, eu luto pra pagar. Do mesmo jeito que vocês têm medo de perder a de vocês, eu também tenho medo de perder a minha”, diz o jovem no vídeo, gravado ao chegar ao posto de combustíveis onde trabalha. Na gravação, ele mostra que está no local de trabalho para reforçar que tem emprego formal.
O rapaz contou ainda que, após a divulgação da imagem, foi seguido e filmado por motoboys enquanto se deslocava por bairros da cidade. De acordo com ele, a situação gerou medo e constrangimento. “Tinha gente querendo me cercar, mas eu não tenho nada a ver com isso. Tô passando por um sufoco”, disse.
A publicação foi amplamente compartilhada nas redes sociais. Até o momento, não há informações se a vítima realizou um boletim de ocorrência sobre o caso. O RC24h tenta contato com a vítima, no entanto, sem sucesso até então.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).