SOLIDARIEDADE/ Municípios da Região dos Lagos enviam equipes para auxiliar resgates em Petrópolis

320

A solidariedade da Região dos Lagos em relação à tragédia que assolou a cidade de Petrópolis, deixando 140 mortos, tem sido incansável. Desde o início da semana, diversas pessoas tem se mobilizado em busca de donativos para enviar a cidade imperial e as prefeituras também tem auxiliado, não só arrecadando mantimentos, como enviando equipes para auxiliar nos resgates das vítimas.  

A prefeitura de Cabo Frio divulgou pontos de coleta de donativos, alimentos, água e roupa:

A prefeitura de Búzios enviou uma equipe na última quinta-feira (17) para ajudar nos trabalhos na cidade de Petrópolis. A equipe de 25 pessoas voluntárias da Prefeitura de Búzios foi formada pela Guarda Ambiental, Defesa Civil e Guarda Vidas.

Os voluntários já estão de volta em Búzios para um descanso e aguardando o momento de retornar com as arrecadações recolhidas em diversas campanhas realizadas na cidade.

Doações podem ser deixadas nos seguintes pontos:

Cefap (ao lado do Posto GNV da Rasa); Ponto de Táxi da Praça Santos Dumont; em qualquer viatura da GCM; Espaço Cultural Zanine, Secretaria de Desenvolvimento Social Trabalho e Renda, Subprefeitura da Rasa, Posto de Atendimento Avançado na Cem Braças (PAP), igrejas e escolas.

Após o envio de cinco toneladas de donativos arrecadados em São Pedro da Aldeia para as famílias atingidas pelas fortes chuvas, o prefeito Fábio do Pastel chegou ao município petropolitano neste sábado (19) com uma força-tarefa para ajudar na tragédia.

Além de colocar à disposição a frota municipal, três veterinários voluntários, incluindo o secretário de Agricultura, Thiago Ribeiro, estão em Petrópolis no suporte dos animais resgatados. O comboio aldeense levou, ainda, 400 kg de ração.

O secretário de Segurança e Ordem Pública, José Maria Cadimo, o chefe de gabinete, Moisés Batista, agentes da Defesa Civil e da Guarda Municipal, além de voluntários aldeenses, também integram a força-tarefa.

Uma equipe da Defesa Civil de Iguaba Grande se juntou nesta sexta-feira (18) ao grupo de resgate que tem trabalhado nos locais de deslizamento de terra, após as fortes chuvas dessa semana, na cidade de Petrópolis, região serrana do Rio.

A equipe ficará na cidade imperial, ajudando nos resgates, o tempo necessário para ajudar as vítimas e familiares.

Já a prefeitura de Araruama enviou todas as equipes da Defesa Civil para ajudar nos resgates em Petrópolis. Os profissionais já estão atuando nos locais de deslizamentos de terras e usando de toda a experiência que possuem para ajudar as vítimas e seus familiares.

Muitos pontos são de difícil acesso. Ainda há muitas pessoas desaparecidas e corpos sendo retirados, segundo as autoridades.

A Prefeitura de Araruama reforça que as equipes da Defesa Civil do município vão permanecer em Petrópolis o tempo que for preciso para ajudar nos resgates.

O momento é crítico; sendo de fundamental importância toda ajuda, união e solidariedade à população de Petrópolis.

Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação também arrecadou materiais

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação entregou nesta sexta-feira (18) doações de produtos de primeira necessidade às vítimas da tragédia em Petrópolis, na Região Serrana. Vários caminhões, sendo um caminhão frigorífico, um ônibus e uma van subiram a Serra com os donativos arrecadados na campanha feita pelas instituições vinculadas à SECTI (UERJ, UENF, FAPERJ, FAETEC e CECIERJ), materiais doados por empresários e pelo poder público.

Um ponto de apoio foi montado pelo Governo do Estado no Colégio Estadual Rui Barbosa, que fica no bairro Alto da Serra, uma das localidades mais atingidas pela chuva de terça-feira (15). Ainda há previsão de chuva na cidade até o domingo (20).

“Hoje a secretaria reuniu todas as suas vinculadas aqui em Petrópolis com o governador do Estado, e mais secretários para unificar forças para ajudar a população. Eu quero parabenizar todos os alunos, professores, diretores, e a população como um todo que se uniu e conseguiu uma arrecadação enorme de mantimentos, material de limpeza e frango congelado. A gente trouxe um caminhão frigorífico para a cidade, de forma que sirva de apoio para receber todas as carnes doadas”, disse Dr. Serginho, Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Abaixo, confira a listagem dos materiais doados à população:

Materiais de limpeza

– 6.880 rolos de papel higiênico

– 2.300 litros de desinfetante

– 320 fardos de papel toalha

– 90 litros de álcool

– 120 unidades de detergentes neutros + 400 litros de detergente em galão

– 100 litros de cloro

– 660 litros de sabonete líquido

– 100 kg de sabão em pó

– 108 unidades de sabão pastoso neutral

– 190 unidades de limpador multiuso

– 118 vassouras

– 7.700 sacos de lixo de diferentes tamanhos

– 20 pás de lixo

– 16 desentupidores de pia

– 10 desentupidores de vaso

– 50 rodos

– 200 esponjas dupla-face

– 200 panos alvejados

Alimentos

– 740 kg de frango

– 15.680 garrafas de água de 1,5l

– 60 unidades de achocolatado

– 2.500 copos

– 2.011 unidades de bebida láctea

– 1.202 unidades de suco de fruta

– 150 sacos de arroz

– 30 litros de óleo

– 150 latas de atum

– 100 latas de sardinha

– 540 unidades de biscoito

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui