A quarta-feira (25) chegou à Região dos Lagos com cara de inverno: tempo firme, céu claro e aquele friozinho gostoso no início da manhã. A combinação é resultado da atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que mantém o tempo estável em toda a Costa do Sol, sem previsão de chuva.
Os termômetros marcaram mínima de 14 °C nas primeiras horas do dia, com máxima prevista de 22 °C à tarde. Apesar do sol predominante, o ar frio de origem polar continua influenciando o clima, mantendo a sensação térmica mais baixa, especialmente em áreas abertas ou mais afastadas da orla.
Ao longo do dia, os ventos sopram do sul pela manhã, mudando para sudeste à tarde e nordeste à noite. A velocidade varia entre 9 km/h e 34 km/h, com as rajadas mais fortes previstas para o fim do dia, por volta das 23h. A umidade relativa do ar oscila entre 53% e 82%, com os índices mais baixos registrados em Tamoios, no período entre 10h e 13h.
Para quem planeja passar o dia à beira-mar, o alerta é para o mar agitado. As ondas variam conforme a praia: de 0,60m no Peró, em Cabo Frio, a até 2,10m em Figueira, em Arraial do Cabo. Em Búzios, praias como Geribá e Tucuns registram ondas em torno de 1,30m. Já nas ilhas da região, os destaques são Papagaios (2,10m) e a Ilha do Cabo Frio (2,50m). Em mar aberto, a previsão indica ondulação entre 2,60m e 3,40m em áreas mais afastadas da costa.
A temperatura do mar está em torno de 22 °C, ideal para os que não se intimidam com a brisa gelada. O índice de radiação ultravioleta permanece baixo, com nível 2, o que reduz o risco de queimaduras, mas o uso de protetor solar continua sendo recomendado.
Mesmo com o tempo firme hoje, há previsão de ventos mais intensos a partir da madrugada de quinta-feira (26), podendo se tornar muito fortes ao fim do dia. Por isso, tanto banhistas quanto embarcações devem redobrar a atenção nas próximas horas.
Novas ondas de frio ainda devem atingir o país durante o inverno, segundo meteorologistas. A ausência do El Niño contribuiu para um outono mais gelado este ano, e essa tendência deve seguir nos próximos meses.
*Imagens: YouTube Point do Forte.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.