08/07/2025 — 12:08
  (Horário de Brasília)

Sistema de reconhecimento facial em Maricá ajuda a prender dois foragidos da Justiça em um único dia

Compartilhe

O uso de tecnologia voltada à segurança pública em Maricá teve papel decisivo na prisão de dois foragidos da Justiça nesta segunda-feira (7). Em momentos distintos do dia, agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar detiveram dois homens com mandados de prisão em aberto por crimes como roubo, feminicídio e inadimplemento de pensão alimentícia. As ações foram possíveis graças ao sistema de câmeras com reconhecimento facial operado pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

Ambas as prisões fazem parte das iniciativas do programa “190 Integrado”, que utiliza dados em tempo real para apoiar as forças de segurança que atuam na cidade. O sistema de monitoramento de Maricá conta com mais de 3 mil câmeras espalhadas pelos quatro distritos, integrando recursos como CFTV, leitura de placas (OCR), reconhecimento facial e monitoramento urbano.

Na parte da tarde, agentes da 6ª Companhia do 12º Batalhão de Polícia Militar foram acionados após o Ciosp identificar, por meio do sistema de reconhecimento facial, um homem com mandado de prisão por roubo circulando pelo Centro de Maricá. Ele foi localizado e abordado na Rua Ribeiro de Almeida, principal corredor financeiro da cidade.

Mais cedo, pela manhã, a Guarda Municipal foi mobilizada após um alerta do sistema indicar a presença de um foragido da Justiça próximo ao Terminal de Integração Rodoviária José Ferreira da Silva, em Itaipuaçu. Durante a abordagem, foi constatado que o homem tinha dois mandados de prisão em aberto — um por feminicídio e outro por dívida de pensão alimentícia.

Os dois homens foram encaminhados inicialmente à 82ª Delegacia de Polícia (82ª DP), onde foram apresentados formalmente. Em seguida, foram conduzidos pela Guarda Municipal à Central de Flagrantes da 76ª DP (Niterói), onde permaneceram à disposição da Justiça.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias